A política de Educação Profissional e Tecnológica no governo Bolsonaro (2019-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14424

Palavras-chave:

POLITICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA, REFROMA DO ENSINO MÉDIO

Resumo

O presente texto busca situar as políticas direcionadas à educação profissional no governo Bolsonaro por meio da descrição da proposição de ações, de programas e de estratégias articuladas pelo Ministério da Educação, assim como das possíveis repercussões para o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos a abordagem bibliográfica e documental para procurar compreender, nas fontes pesquisadas, a materialização da política educacional. Nas considerações, aborda-se que a iniciativa busca atender às demandas da nova ordem de acumulação capitalista, visto que os programas e ações são focados no mercado e não na formação do sujeito integral.

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Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Sul-riograndense.IFSUL-Campus Charqueadas.

Profª. Drª. Maria Raquel Caetano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense- Campus Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul/Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT/IFSul

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica-GEPEPT  e Observatório da EPT/IFSUL

Orcid id: http://orcid.org/0000-0001-6973-908X

E-mail: caetanoraquel2013@gmail.com

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Publicado

16/11/2023

Como Citar

CAETANO, Maria Raquel. A política de Educação Profissional e Tecnológica no governo Bolsonaro (2019-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14424, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14424. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14424. Acesso em: 2 maio. 2024.

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