A educomunicação e a interface com o ensino remoto emergencial na especialização em docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13851Palavras-chave:
Educomunicação, Práticas Pedagógicas, Educação Profissional, Linguagens Midiáticas,Resumo
O presente artigo tem o objetivo de compreender como a abordagem educomunicativa está presente nas práticas pedagógicas do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Para a construção desse artigo identificou-se e discutiu-se as metodologias e os resultados de práticas pedagógicas desenvolvidas sob uma abordagem educomunicativa aplicadas no Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFPA, Campus Breves, turma 2020, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE).Campus Breves. Essas novas formas de trabalhar tanto presencialmente quanto na modalidade não presencial ou no Ensino emergencial Remoto, trazem consigo diversas formas de linguagens midiáticas que permitem expandir os conhecimentos acerca da educomunicação e metodologias ativas em tempos de pandemia, entretanto, a pesquisa demonstra que existem condições de exclusão digital no Marajó (aréa de abrangência do Campus Breves) dificultando o acesso dos estudantes as atividades pedagógicas virtuais.Downloads
Referências
BEHAR. Patrícia Alejandra. Ensino Remoto Emergencial e Educação à Distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].
EULER, A. M. C. RAMOS, C. A. P.; Marajó conectado: como a internet pode melhorar a vida da juventude marajoara no contexto da pandemia e da bioeconomia. Macapá: Embrapa Amapá; 51 p. Nota Técnica. Junho 2021.
Gil, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002
INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Minuta do Plano de Desenvolvimento do Campus Breves (2019-2023). Disponível em: http://breves.ifpa.edu.br/documentos/ascom/1582-pdc-breves-2019-2023-minuta-compressed/file. Acesso em: 18 março. 2021.
MATOS, Paulo de Carvalho. Tipos de Revisão de Literatura. Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP). São Paulo: Botucatu. 2015.
PADILHA. Paulo Roberto. ABREU. Janaina. Paulo Freire em tempos de fake news [livro eletrônico] : artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire. São Paulo : Instituto Paulo Freire, 2019.
PARÁ. Instituto Federal do. Processo de Ensino e Práticas Educomunicativas na Educação Profissional de Jovens do Ensino Médio Integrado do IFPA, Campus Breves. In. Seminário de Currículo na Educação Profissional, 26 e 27 de fevereiro. Facebook IFPA Breves, 2021. https://www.facebook.com/ifpacampusbreves.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Biblioteca Nacional de Portugal. Almedina. Abril, 2020.
SANTOS-SEREJO. Hericley. Seminário: Currículo na Educação Profissional. Processo de Ensino e Práticas Educomunicativas na Educação Profissional de Jovens do Ensino Médio Integrado do IFPA Campus Breves. Breves. 2021.
SANTOS-SEREJO, Hericley; LOBATO, Ana Maria Leite. A dimensão comunicacional do discente na produção científica em Educação Profissional e Tecnológica de 2013 a 2018. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 42, 2019, Belém, PA. Anais (on-line). Belém: Intercom, 2019. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0359-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
SANTOS-SEREJO, Hericley; LOBATO, Ana Maria Leite. SANTOS. Tiago Veloso. A dimensão comunicacional entre a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação. GP Comunicação e Educação do XIX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), setembro de 2019.
SANTOS. Jonathas Fontes. Educomunicação uma Inter-relação Entre Educação e Comunicação. São Paulo. 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: O Conceito, O Profissional, A Aplicação: Contribuições Para A Reforma Do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas. 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. A Educomunicação Possível: Uma análise da proposta Curricular do MEC para o Ensino Básico. Comunicação e Educação. São Paulo. Jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p13-25
Endereços eletrônicos
Artigos sobre Educomunicação disponíveis em:
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Relatório Final.
<https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educomunicacao.htm
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#interna
IBGE. Censo do IBGE 2010. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/ sociais/trabalho/9662-censo-demografico-2010. html?=&t=o-que-e. Acesso em: 18 mar. 2021.
Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/boletim/07-
Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1132328/1/CPAF-AP-2021-Nota-Tecnica-Marajo-conectado.pdf
Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.