Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13845

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Acessibilidade, Planejamento Educacional Individualizado, Inclusão Escolar.

Resumo

Estudos recentes evidenciam a necessidade de investimento em diretrizes, recursos humanos e materiais que garantam a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nos Institutos Federais. Este estudo de caso objetivou descrever e analisar como ocorre o planejamento do ensino para o estudante com deficiência no Instituto Federal de São Paulo.  Participaram do estudo 11 docentes e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e a análise do documento nomeado Plano Educacional Individualizado. Os resultados demonstraram iniciativas docentes de alteração de objetivo, conteúdo e metodologia durante o planejamento, mas denotam o trabalho muitas vezes solitário para pensar na acessibilidade necessária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natany Ferreira Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre e doutoranda em Educação Especial

Carla Ariela Rios Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs-UFSCar).

Eniceia Gonçalves Mendes

Professora Titular do Departamento de Psicologia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ANJOS, I. R. S dos. Programa TEC NEP: avaliac?a?o de uma proposta de educac?a?o profissional inclusiva. 2006. Dissertac?a?o (Mestrado em Educac?a?o Especial) Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o Especial, Universidade Federal de São Carlos, Sa?o Carlos, 2006.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Resolução 137, de 4 de novembro de 2014. Aprova o Regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. São Paulo: IFSP, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Instrução Normativa PRE 001, de 20 de março de 2017. Estabelece orientações para identificação e acompanhamento pelo NAPNE, dos estudantes com necessidades específicas. São Paulo: IFSP, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Plano de desenvolvimento institucional 2019-2023. São Paulo: IFSP, 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Portaria Normativa N.º 38, de 16/02/2022. São Paulo: IFSP, 2022.

NEVES, I. S. V. Planejamento educacional no percurso formativo. Revista Docência do Ensino Superior, v. 2, p. 86-96, 2012. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2012.2012

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F; LUCIO, M. P B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, J. R. Inclusão escolar e os modos de planejamento educacional individualizado nos Institutos Federais brasileiros. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos. São Carlos, p. 160. 2020.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista

Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, p. 10-16, 2009.

VALADÃO, G. T. Planejamento educacional individualizado na educação especial: propostas oficiais da Itália, França, Estados Unidos e Espanha. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos. São Carlos, p. 130. 2010.

Downloads

Publicado

15/09/2023

Como Citar

SILVA, Natany Ferreira; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gonçalves. Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13845, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13845. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13845. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.