Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13845

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Acessibilidade, Planejamento Educacional Individualizado, Inclusão Escolar.

Resumo

Estudos recentes evidenciam a necessidade de investimento em diretrizes, recursos humanos e materiais que garantam a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nos Institutos Federais. Este estudo de caso objetivou descrever e analisar como ocorre o planejamento do ensino para o estudante com deficiência no Instituto Federal de São Paulo.  Participaram do estudo 11 docentes e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e a análise do documento nomeado Plano Educacional Individualizado. Os resultados demonstraram iniciativas docentes de alteração de objetivo, conteúdo e metodologia durante o planejamento, mas denotam o trabalho muitas vezes solitário para pensar na acessibilidade necessária.

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Biografia do Autor

Natany Ferreira Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre e doutoranda em Educação Especial

Carla Ariela Rios Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs-UFSCar).

Eniceia Gonçalves Mendes

Professora Titular do Departamento de Psicologia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

15/09/2023

Como Citar

SILVA, Natany Ferreira; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gonçalves. Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13845, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13845. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13845. Acesso em: 28 abr. 2024.

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