Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13845Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Acessibilidade, Planejamento Educacional Individualizado, Inclusão Escolar.Resumo
Estudos recentes evidenciam a necessidade de investimento em diretrizes, recursos humanos e materiais que garantam a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nos Institutos Federais. Este estudo de caso objetivou descrever e analisar como ocorre o planejamento do ensino para o estudante com deficiência no Instituto Federal de São Paulo. Participaram do estudo 11 docentes e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e a análise do documento nomeado Plano Educacional Individualizado. Os resultados demonstraram iniciativas docentes de alteração de objetivo, conteúdo e metodologia durante o planejamento, mas denotam o trabalho muitas vezes solitário para pensar na acessibilidade necessária.
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