Reflexões sobre os desafios metodológicos em pesquisas na EPT.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16131

Palavras-chave:

Educação Profissional, Desafios metodológicos, Perspectiva decolonial, Dimensão epistemológica, Prática social

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios metodológicos em pesquisas acadêmicas no contexto do IFPA. O objetivo é contribuir com estudantes e pesquisadores para aprimorar a qualidade da pesquisa na EPT. Deste modo, fizemos uso da reflexão colaborativa entre os autores a partir de exercícios científicos que foram constituídos com pressupostos nos Seminários de alinhamento do PROFEPT, nas discussão em edições do Seminário de Linguagem e Oralidades da Amazônia (SALOA), e em Fazenda (2008), Moreira (1990), Frigotto (2008), Pacheco (2015), dentre outros. Concluímos que pesquisar à EPT, requer estudos continuos e investigação exaustiva sobre o pensar e fazer pesquisa, para evitar equívocos que comprometam a qualidade e validade dos resultados.

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Biografia do Autor

Ana Maria Leite Lobato, IFPA

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Licenciada Plena Em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (1990). É especialista em Arte Educação/ PUC-MG; especialista em História e Historiografia da Amazônia pela UNIFAP. Especialista em Educação (IFPA). Graduada em Pedagogia (UNIP). Licenciada Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e História da Arte. Atualmente é professora do Ensino Básico Tec. e Tecnológico - ativo permanente do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Pará. Ministra a disciplina Artes para o Ensino Integrado (e PROEJA), Fundamentos Teóricos e Metodológicos Da Arte Educação, Ludicidade e Educação e História da Educação no Curso de Graduação Em Pedagogia. A disciplina Epistemologias e metodologias em pesquisa interdisciplinar no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia. Ministra a disciplina Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas. Professor(a) Titular do IFPA.

Sérgio Ricardo Pereira Cardoso, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Católica de Pelotas- UCPEL; Especialização em Memórias, Identidade e Cultura Material pela Universidade Federal de Pelotas; Especialização em Filosofia Moral e Política pela UFPel; mestrado em Educação (História da Educação) pela UFPel; e doutorado em Educação (História da Educação) pela UFPel. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança.

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Publicado

01/02/2024

Como Citar

LEITE LOBATO, Ana Maria; PEREIRA CARDOSO, Sergio Ricardo. Reflexões sobre os desafios metodológicos em pesquisas na EPT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16131, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.16131. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16131. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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