A Tendência da Formação do Técnico em Enfermagem do Estado de São Paulo, segundo Planos Curriculares de 1973 a 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13770

Palavras-chave:

Educação Profissional, História da Educação, História Oral, Plano Curricular

Resumo

A formação de Técnicos em Enfermagem constitui-se em um conjunto de ações sobre os saberes e comportamentos específicos da prática de enfermagem. Neste processo de retrospecção, este trabalho visa identificar a tendência da trajetória curricular no ensino público no Estado de São Paulo, a partir das entrevistas de história oral e da análise dos planos de curso entre 1973 e 2012. Este estudo ancora-se em pesquisa social, convidando coordenadores do Curso Técnico a participar da pesquisa e, que em algum momento histórico, vivenciaram a implantação desses planos curriculares em suas escolas. Este curso evoluiu para atender às demandas de saúde pública e mercado de trabalho, incluindo nas matrizes curriculares disciplinas específicas ao aprimoramento profissional ao longo dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Shirley da Rocha; CARVALHO Maria Lucia Mendes. A trajetória do curso Técnico em Enfermagem na Escola Técnica Estadual Carlos de Campos: a primeira turma de alunas (1973 - 1976). In: Jornada Internacional Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico da Educação Profissional. 2014. Anais: Jornada Internacional Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico da Educação Profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.

AFONSO, Shirley da Rocha; CARVALHO, Maria Lucia Mendes. A trajetória do Curso Técnico em Enfermagem na Escola Técnica Estadual Carlos de Campos: as primeiras turmas (1973 a 1978). In: CARVALHO, Maria Lucia Mendes (organizadora). Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico da Educação Profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2015.

AFONSO, Shirley da Rocha; CARVALHO, Maria Lucia Mendes. Os currículos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Estadual Carlos de Campo. In: ARAÚJO, Almério Melquíades; DEMAI, Fernanda Mello. Currículo Escolar em Laboratório: A Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2019.

AFONSO, Shirley da Rocha; NEVES, Vanessa Ribeiro. A contribuição docente no componente curricular Procedimentos Básicos em Enfermagem. In: CARVALHO, Maria Lucia Mendes (organizadora). Narrativas de Currículos, da Arquitetura Escolar aos seus Artefatos. São Paulo: Centro Paula Souza, 2020.

ALVES, Claudia Regina Lindgren et al. Mudanças curriculares: principais dificuldades na Implementação do PROMED. Rev. bras. educ. med. [online]. 2013, v.37, n.2, pp.157-166, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n2/02.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000200002

ANASTASIOU, Léa; ALVES, Leonir P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. Ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

BELLAGUARDA, Maria Ligia dos Reis; PADILHA, Maria Itayra; NELSON, Sloban. Sociologia das profissões de Eliot Freidson: interpretação para a Saúde e Enfermagem. Rev. Bras. Enferm., v. 73, n. 6, e20180950, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0950

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm. Acesso em: 26 jul. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 06 jul. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 jul. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 87.497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo, nos limites que especifica e dá outras providências.1982. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D87497.htm. Acesso em: 06 jul. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 06 jul. 2020.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes. Desvendando raízes e retratos no campo da alimentação e nutrição no Brasil: de Francisco Pompêo do Amaral ao Centro Paula Souza. 2013. Tese. (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.

CENTRO PAULA SOUZA. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Plano de curso atualizado de acordo com a matriz curricular homologada. 168 n. São Paulo: CPS, 2012.

CENTRO PAULA SOUZA. Sistema do Laboratório de Currículo: GFAC. Apresentação. São Paulo, 2015. Disponível em: http://cpscetec.com.br/gfac/index.php. Acesso em: 20 mai. 2019.

FLICKINGER, Hans-GEORG. A institucionalização da educação em questão. Espaço Pedagógico, v. 24, n. 3, p. 520-532, 2017. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7763/4595. Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7763

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Tradução: Atílio Brunetta; revisão da tradução: Hamilton Francischetti; apresentação: Tomaz Tadeu da Silva. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

IMBERNON, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JULIA, Dominique. A Cultura Escola como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 10 ago. 2020.

KINCHESCKI, Ana Paula de Souza; SOUSA, Gustavo Rugoni; SILVA, Vera Lucia Gaspar. Objetos da escola: modernidades que (im)portam! Plures Humanidades, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/479/358. Acesso em: 14 ago. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13º ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria et al . Mantendo a lâmpada acesa – Núcleo de história da enfermagem no Ceará – NUDIHMEn. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n. 5, p. 2579-2583, Oct. 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000502579&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0034

RODRIGUES, Jeferson; KEMPFER, Silvana Silveira; LENZ, Júlia Rodrigues; OLIVEIRA, Saionara Nunes. Influência das reformas curriculares no ensino de saúde mental em enfermagem: 1969 a 2014. Rev. Gaúcha Enferm. v.38, n.3, 2017, Epub Apr 05, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000300407. Acesso em: 13 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.03.67850

SACRISTÁN, J. Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SÃO PAULO. Decreto nº 37.735, de 27 de outubro de 1993. Autoriza a transferência das Escolas Técnicas Estaduais para o Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" - CEETPS e dá providências correlatas. São Paulo: Assembleia legislativa do Estado de São Paulo, [1993]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1993/decreto-37735-27.10.1993.html. Acesso em: 01 ago. 2021.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Gabinete do Secretário. Deliberação CEE nº 105, de 22 de fevereiro de 2011. Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação Profissional Técnica, presencial ou a distância, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo nº 39, de 26 de fevereiro de 2011 (sábado) – Seção 1 – Pág. 59/60, 2011.

SILVA, Amina Regina; PADILHA, Maria Itayra; BACKES, Vânia Marli Schubert; et. al. Identidade profissional de enfermagem: uma perspectiva através das lentes da mídia impressa brasileira. Esc. Anna Nery, v.22, n.4, Epub, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v22n4/pt_1414-8145-ean-22-04-e20180182.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

SILVA, Edna Vieira; PIRES. Fabiula Tatiane. Desafios e possibilidades de integração curricular em um curso técnico subsequente. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; AGUIAR, Márcia Angela da Silva; VIANA, Isabel Carvalho (organizadores). Currículo, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e avaliação. 2. série. Recife: ANPAE, 2016. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie2.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n28/a13n28.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200013

SILVA, Lidiane Rodrigues Campelo da; DAMASCENO, Ana Daniella; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues; SOBRAL, Karine Martins; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisa documental: caracterização e interface na produção acadêmica em Educação. In:

NÓBREGATHERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho. (organizadores) Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Vol III. 1ed. Fortaleza: EdUECE, 2011.

Downloads

Publicado

09/08/2023

Como Citar

AFONSO, Shirley Rocha; CARVALHO, Maria Lucia Mendes. A Tendência da Formação do Técnico em Enfermagem do Estado de São Paulo, segundo Planos Curriculares de 1973 a 2012. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13770, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13770. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13770. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.