A Tendência da Formação do Técnico em Enfermagem do Estado de São Paulo, segundo Planos Curriculares de 1973 a 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13770

Palavras-chave:

Educação Profissional, História da Educação, História Oral, Plano Curricular

Resumo

A formação de Técnicos em Enfermagem constitui-se em um conjunto de ações sobre os saberes e comportamentos específicos da prática de enfermagem. Neste processo de retrospecção, este trabalho visa identificar a tendência da trajetória curricular no ensino público no Estado de São Paulo, a partir das entrevistas de história oral e da análise dos planos de curso entre 1973 e 2012. Este estudo ancora-se em pesquisa social, convidando coordenadores do Curso Técnico a participar da pesquisa e, que em algum momento histórico, vivenciaram a implantação desses planos curriculares em suas escolas. Este curso evoluiu para atender às demandas de saúde pública e mercado de trabalho, incluindo nas matrizes curriculares disciplinas específicas ao aprimoramento profissional ao longo dos anos.

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Publicado

09/08/2023

Como Citar

AFONSO, Shirley Rocha; CARVALHO, Maria Lucia Mendes. A Tendência da Formação do Técnico em Enfermagem do Estado de São Paulo, segundo Planos Curriculares de 1973 a 2012. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13770, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13770. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13770. Acesso em: 28 abr. 2024.

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ARTIGOS

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