Análise documental das políticas de responsabilização da educação profissional e técnica do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13871

Palavras-chave:

Políticas públicas de educação, Accountability, Políticas de responsabilização escolar, Educação profissional e técnica.

Resumo

Esta pesquisa inscreve-se no campo de análise de políticas públicas de educação e compromete-se com a investigação da regulação da educação técnica e profissional do estado de São Paulo, sob a ótica responsabilização escolar. Apresenta-se a análise documental dos elementos de regulação para o nível técnico e profissional, como o Saresp, o WebSai, o Idetec e a Bonificação por Resultados. A pesquisa conclui que os elementos analisados se configuram como políticas de responsabilização escolar que regulam o ensino técnico e profissional no estado.

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Biografia do Autor

Juliana Alexandre Soares Gomes, Universidade Cidade de São PauloMestranda em Educação

Mestranda em Educação

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São PauloProfessor Titular III - PPGE

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade da Cidade de São Paulo. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

18/09/2023

Como Citar

ALEXANDRE SOARES GOMES, Juliana; PASSONE, Eric Ferdinando. Análise documental das políticas de responsabilização da educação profissional e técnica do estado de São Paulo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13871, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13871. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13871. Acesso em: 3 maio. 2024.

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