Iniciação científica e tecnológica do IFRR

Importância na formação do “jovem” egresso de curso técnico integrado ao ensino médio

Autores

  • Daniele Sayuri Fujita Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Patrícia Paiva de Mesquita -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima https://orcid.org/0000-0001-9712-3397

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14461

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, Pesquisa científica e tecnológica

Resumo

O presente estudo relata a percepção de egressos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR, que participaram entre 2011 a 2019 de programas institucionais de iniciação científica e tecnológica, sobre a experiência vivenciada e contribuição para sua formação profissional. Observou-se que após a conclusão do curso, 87,0% dos egressos continuou seus estudos em instituições de ensino superior. Identificou-se ainda que a participação em programas de iniciação científica e tecnológica promoveram mudanças em suas vidas. Dessa forma, foi possível perceber que a experiência vivenciada no desenvolvimento de atividades de pesquisa repercutiu positivamente na formação profissional do jovem estudante de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR.

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Biografia do Autor

Patrícia Paiva de Mesquita, -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Insituição afiliada: Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

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Publicado

16/11/2023

Como Citar

FUJITA FERREIRA, Daniele Sayuri; MESQUITA, Patrícia Paiva de. Iniciação científica e tecnológica do IFRR: Importância na formação do “jovem” egresso de curso técnico integrado ao ensino médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14461. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14461. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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