Iniciação científica e tecnológica do IFRR

Importância na formação do “jovem” egresso de curso técnico integrado ao ensino médio

Autores

  • Daniele Sayuri Fujita Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Patrícia Paiva de Mesquita -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima https://orcid.org/0000-0001-9712-3397

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14461

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, Pesquisa científica e tecnológica

Resumo

O presente estudo relata a percepção de egressos de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR, que participaram entre 2011 a 2019 de programas institucionais de iniciação científica e tecnológica, sobre a experiência vivenciada e contribuição para sua formação profissional. Observou-se que após a conclusão do curso, 87,0% dos egressos continuou seus estudos em instituições de ensino superior. Identificou-se ainda que a participação em programas de iniciação científica e tecnológica promoveram mudanças em suas vidas. Dessa forma, foi possível perceber que a experiência vivenciada no desenvolvimento de atividades de pesquisa repercutiu positivamente na formação profissional do jovem estudante de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Paiva de Mesquita, -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Insituição afiliada: Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Referências

ARANTES, Shirley de Lima Ferreira; SIMÃO, Diego Alves; ARANTES, Bruno Otávio. Estudo com egressos da Iniciação Científica no Ensino Médio - BIC Jr UEMG: desdobramentos sobre as escolhas profissionais e de carreira. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13580-13601, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-124

BRASIL. Lei nº 1.310/1951, Cria o Conselho Nacional de Pesquisas e dá outras providências. CNPq. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1310-15-janeiro-1951-361842-exposicaodemotivos-149295-pl.html>, Acesso em: 25 jun. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 20 de dezembro de 1996, Brasília, MEC (Ministério da Educação e Cultura), 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, MEC, 1999.

BRANCHER, Lisiane Darlene Canterle; MACHADO, Fernanda de Camargo. Metodologia (s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: dilemas e provocações contemporâneas. Curitiba: Brasil Publishing, 2019.

BRIDI, J. C. A. A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In: Massi, Luciana. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. SciELO - Editora UNESP. Edição do Kindle. 2019.

BERNSTEIN, I. H. Likert Scale Analysis. Encyclopedia of Social Measurement, v.2, p.497–504, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/B0-12-369398-5/00104-3

BONELLI, M. G. Os desafios que a juventude e o gênero colocam para as profissões e o conhecimento científico. In: FERREIRA, C. A.

PERES, S. O.;BRAGA, C. N.; CARDOSO, M. L. M. (Org.). Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010. p. 107–120.

CIAVATTA, Maria. O trabalho como princípio educativo - Uma investigação teorico-metodológica (1930-1960). Rio de janeiro: PUC-RJ, (Tese de Doutorado em Educação), 1990.

CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, 2011.

CONCEIÇÃO, André Junior da. Contribuições do Programa de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (UEL): a formação de um habitus adequado ao campo científico. 2012. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá. 2012.

COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Metodologia da Pesquisa: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: Editora Dos Autores. 2019.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, p. 128, 2006.

ERMANO, Pedro; GIMENES, Higor Correa. Relacionamento interpessoal e seus aspectos motivacionais. 2010. Disponível em: <https://www.gruposeculus.com.br/educacao/wp-content/uploads/texto-relacionamento-interpessoal-.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2022

FERREIRA, Cristina Araripe. Concepções da iniciação científica no ensino médio: uma proposta de pesquisa. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, p. 115-130, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100009

FERREIRA, Cristina Araripe; PERES, Simone Ouvinha; BRAGA, Cristiane Nogueira; CARDOSO, Maria Lúcia de Macedo. Contribuições para o estudo de novas perspectivas no campo da formação de jovens em ciência & tecnologia. In: Ferreira, Cristina Araripe (org.) Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio, Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs) Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012.

GALVÃO, Juliana Vieira. A Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado: compromissos com a Formação Integral. 2020. Dissertação de Mestrado. Instituto Federal da Bahia. 2020.

IFRR, Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia. PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Disponível em: <https://www.ifrr.edu.br/acessoainformacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/conselho-superior/resolucoes/resolucoes-consup-2020/resolucao-n-o-487-conselho-superior>. Acesso em: 15 jun. 2021.

IFRR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFRR. Resolução n° 439/ Conselho Superior, de 28 de fevereiro de 2019, aprova o Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRR. Disponível em <https://www.ifrr.edu.br/acessoainformacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/conselho-superior/resolucoes/resolucoes-consup-2019/resolucao-n-o-439-conselho-superior>, acesso em 03 jul. 2021.

LUGOBONI, Leonardo Fabris. A importância de participar de eventos científicos. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 7, n. 1, p.1-5, jan./jun. 2017.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Iniciação Científica no ensino superior: fundamentos e contribuições. Campinas, Editora Átomo, 2010.

MEIS, L.; LETA, J. O perfil da ciência brasileira. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996.

NEVES, Rosa Maria Correa. Lições da iniciação científica ou a pedagogia do laboratório. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. v. VII (3): 71-97, mar-jun. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702001000200004

OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; XAVIER, Gláucia do Carmo; SILVA, José Fernandes da. OLIVEIRA, Shirlene Bemfica de. (Orgs.). Educação profissional e tecnológica no Brasil: da história à teoria, da teoria à práxis. Editora CRV Curitiba – Brasil 2020. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510120.0

PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, p. 658-675, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005

ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. 5. Ed São Paulo: Martins, 2001.

SIMÕES, Carlos Artexes. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF, 2007.

SILVEIRA, Olívia. O Unicórnio e o Rinoceronte: uma análise do Projovem a partir da percepção de seus beneficiários. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Os egressos do Programa de Vocação Científica do Rio de Janeiro e suas concepções sobre trabalho. Ciência em tela. v. 3, n. 1, 2010.

TEIXEIRA, Enise Barth, VITCEL, Marlise Sozio; LAMPERT, Amauri Luis. Iniciação Científica: Desenvolvendo Competências e Habilidades na Formação do Administrador. In. XXXI Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2007.

TRAGTENBERG, Maurício. Sobre educação, políticas e sindicalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2004 (Coleção Maurício Tragtenberg; v.1).2004. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303427

SPRATT, C.; WALKER, R.; ROBINSON, B. Practitioner research and evaluation skills training in open and distance learning: Mixed research methods Module A5. 2004. Disponível em: <http://dspace.col.org/bitstream/handle/11599/88/A5%20workbook.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 fev. 2022.

Downloads

Publicado

16/11/2023

Como Citar

FUJITA FERREIRA, Daniele Sayuri; MESQUITA, Patrícia Paiva de. Iniciação científica e tecnológica do IFRR: Importância na formação do “jovem” egresso de curso técnico integrado ao ensino médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14461. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14461. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.