A política de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

elementos de potencial contra-hegemônico

Autores

  • Gisele Francisca da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Daniel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0001-0885-9034

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15932

Palavras-chave:

Educação Profissional Tecnológica, Projetos educativos em disputa, Contra-hegemonia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar e discutir elementos de potencial contra-hegemônico presentes na lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) por meio da análise de bibliografias sobre o tema e documentos oficiais. Os resultados encontrados indicaram a presença dos seguintes elementos a) a interiorização e a verticalização; b) o ingresso dos profissionais via concurso público; c) o processo formativo que envolve a pesquisa e a extensão; d) a assistência estudantil. Concluímos que a política pública educacional em questão possui grande potencial para a formação ampla e de qualidade social de sujeitos que ainda não tinham sido alcançados por políticas educacionais desse porte, ainda que a política e os elementos discutidos por si só não garantam tal tipo de formação.

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Biografia do Autor

Daniel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Graduado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei. Mestrando em Teoria Literária e Crítica da Cultura pelo Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

CARVALHO, Gisele Francisca da Silva; LOPES, Daniel Pereira. A política de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: elementos de potencial contra-hegemônico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15932, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15932. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15932. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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