A política de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

elementos de potencial contra-hegemônico

Autores

  • Gisele Francisca da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Daniel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0001-0885-9034

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15932

Palavras-chave:

Educação Profissional Tecnológica, Projetos educativos em disputa, Contra-hegemonia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar e discutir elementos de potencial contra-hegemônico presentes na lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) por meio da análise de bibliografias sobre o tema e documentos oficiais. Os resultados encontrados indicaram a presença dos seguintes elementos a) a interiorização e a verticalização; b) o ingresso dos profissionais via concurso público; c) o processo formativo que envolve a pesquisa e a extensão; d) a assistência estudantil. Concluímos que a política pública educacional em questão possui grande potencial para a formação ampla e de qualidade social de sujeitos que ainda não tinham sido alcançados por políticas educacionais desse porte, ainda que a política e os elementos discutidos por si só não garantam tal tipo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Graduado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei. Mestrando em Teoria Literária e Crítica da Cultura pelo Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei.

Referências

ALTVATER, Elmar. O fim do capitalismo como o conhecemos: uma crítica radical do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

AZEVEDO, Luiz Alberto; SHIROMA, Eneida Oto; COAN, Marival. As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem? B. Tec. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, vol. 38, nº 2, maio/agosto de 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal - Concepções e Diretrizes. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília - DF, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília – DF, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pd>. Acesso em: 10 mai. 2022.

BRASIL. MEC/Setec. Concepção e diretrizes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC/Setec, 2008b.

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências.

COSTA, Luiz de Araujo. A educação do campo no contexto da implementação dos IFs no Estado do Rio de Janeiro. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320 p.

FONTES, Virgínia Maria. Reflexões Im-pertinentes: História e Capitalismo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.

GRAMSCI. Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 80-141.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da educação superior. Brasília: MEC, 2019. Disponível em<https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019>.Acesso em 12 jul. 2022.

LIMA, Kátia Regina de S; MARTINS, André Silva. Pressupostos, princípios e estratégias. In: NEVES, Lúcia Maria W (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

MARINI, Ruy Mauro. Subdesenvolvimento e Revolução. Florianópolis: Insular, 2013, p. 40-58.

MOURA, Dante H.; LIMA FILHO, Domingos L.; SILVA, Monica R. da. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Trabalho encomendado pelo GT 09 – Trabalho e Educação – na 35ª Reunião da ANPED. Porto de Galinhas/PE: ANPED, 2012.

OLIVEIRA, M. R. N. S. INOVAÇÃO EDUCACIONAL E RECURSOS DIDÁTICOS NO TRABALHO DOCENTE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 177–190, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.25671. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25671. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25671

PACHECO, Eliezer. Apresentação. In: PACHECO, Eliezer (org.). Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília; São Paulo: Ed. Moderna, 2011. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12503&Itemid=8 41>. Acesso em 01 jun. 2022.

PACHECO, Eliezer; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 71-88, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3568

Downloads

Publicado

28/11/2023

Como Citar

CARVALHO, Gisele Francisca da Silva; LOPES, Daniel Pereira. A política de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: elementos de potencial contra-hegemônico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15932, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15932. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15932. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.