A captura da formação integral pelos modelos de gestão público-privado para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18219Resumo
O artigo aborda os significados construídos para a formação integral do Ensino Médio Integrado (EMI) a partir da ampliação da gestão da educação profissional pelo setor privado. Objetiva compreender como a concepção de formação integral assume significados distintos ao que se expressou no Decreto nº 5.154/2004. Investiga-se o modelo das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) mantidas pelo Estado da Paraíba em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). A partir da análise do documento diretriz das ECIT, busca-se verificar um léxico pedagógico-empresarial (Shiroma, Campos e Garcia, 2005). Conclui-se que há um hibridismo para a ideia de formação integral que se opõe aos significados outrora construídos na luta pelo EMI pautado na politecnia.
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