Formação integrada na visão de docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18166Palavras-chave:
Compreensões de formação integrada, Ensino Médio Integrado, Professores de MatemáticaResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as compreensões de formação integrada, na concepção da Educação Profissional e Tecnológica, de docentes de Matemática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A fundamentação teórica da pesquisa se pauta nos trabalhos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012); Ciavatta (2012); Moura, Garcia e Ramos (2007) e Ramos (2008; 2021) e os dados da pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas. A análise, pautada em três dimensões relacionadas à formação integrada no contexto do Ensino Médio Integrado, indica que a compreensão dos professores é formada por visões distorcidas em relação aos fundamentos da formação integrada no sentido da politecnia, possivelmente permeadas por uma perspectiva dualista da Educação Profissional e Tecnológica.
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