Formação integrada na visão de docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18166

Palavras-chave:

Compreensões de formação integrada, Ensino Médio Integrado, Professores de Matemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as compreensões de formação integrada, na concepção da Educação Profissional e Tecnológica, de docentes de Matemática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A fundamentação teórica da pesquisa se pauta nos trabalhos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012); Ciavatta (2012); Moura, Garcia e Ramos (2007) e Ramos (2008; 2021) e os dados da pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas. A análise, pautada em três dimensões relacionadas à formação integrada no contexto do Ensino Médio Integrado, indica que  a compreensão dos professores é formada por visões distorcidas em relação aos fundamentos da formação integrada no sentido da politecnia, possivelmente permeadas por uma perspectiva dualista da Educação Profissional e Tecnológica. 

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Biografia do Autor

Maria Laura Pucheu, IFRS

Bacharel em Física pela Universidade Nacional de Mar del Plata, possui Licenciatura em Matemática e Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. É Doutora em Física pela Universidade Federal da Paraíba. Dedica-se, atualmente, à área de formação de professores, de educação matemática e educação profissional e tecnológica.

Diomar Caríssimo Selli Deconto, IFRS

É Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Caxias do Sul), atuando em cursos técnicos e de graduação. Tem se dedicado, principalmente, à área de formação de professores, ao estudo do pensamento bakhtiniano na Educação em Ciências e da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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Publicado

15.07.2025

Como Citar

PUCHEU, Maria Laura; DECONTO, Diomar Caríssimo Selli. Formação integrada na visão de docentes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18166, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18166. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18166. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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