Ensino médio integrado na rede federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a proposta de escola unitária de Gramsci

aproximações e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13989

Resumo

Este ensaio objetiva realizar uma breve discussão sobre as aproximações e os distanciamentos na concepção e materialidade entre os fundamentos e orientações relacionados ao Ensino Médio Integrado (EMI) e a proposta de Escola Unitária gramsciana. Discutimos acerca das reformas da educação profissional e do ensino médio nas décadas de 1990 e 2000 destacando a proposta de escola unitária gramsciana como fundamento desta última reforma. Concluímos que, de forma ambígua e contraditória, as experiências de implementação do EMI na Rede Federal têm caminhado no sentido do fortalecimento do EMI, da politecnia e da omnilateralidade como horizontes, assim como acerca das necessidades da defesa contínua da proposta de escola unitária gramsciana como fundamento do EMI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Uchoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO PE

Pedagogo com habilitação em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em PROEJA, Mestre em Educação Profissional pelo IFRN e Doutorando em Educação pela UFPE. Atua como revisor de periódicos ligados à Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ARAUJO, R. M. L; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 02 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta em discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília-DF, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em 12 jul 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – Documento Base. Brasília. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

CASTRO, Cláudio de Moura. O secundário: esquecido em um desvão do ensino? Textos para discussão n. 2, Brasília: MEC/INEP, 1997. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/485298. Acesso em: 10 jul. 2021.

COSTA, Ana Maria Rayol da. Integração do ensino médio e técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará − IFPA/Campus Castanhal. 2012. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

DORE, Rosemary. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci?. Cadernos Cedes, v. 34, p. 297-316, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000300002

FERRETTI, C. J. Problemas institucionais e pedagógicos na implantação da reforma

curricular da educação profissional técnica de nível médio no IFSP. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 32, n. 116, p. 789-806, jul./set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300010

FERRETTI, Celso João. A implementação dos Cursos Técnicos Integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Educere et Educare – Revista de Educação, v. II, n. 23, jul./dez. 2016. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/16089/11093. Acesso em: 5 jul. 2021.

FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300017

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Gramsci: a historicidade da filosofia da práxis e a educação. In. (Org.) MACHADO, Maria Margarida. Ler Gramsci para pensar a política e a educação. Goiânia: Scotti, 2020. p. 155-185.

GRAMSCI, Antonio. Homens ou Máquinas. “Avanti!”, ano XX, n.351, 24 de dezembro de 1916. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/gramsci/1916/12/24.htm. Acesso em: 14 jul. 2021.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

ILHAS DE EXCELÊNCIA EM MEIO AO CAOS. El País. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/09/economia/1481304596_960196.html. Acesso em: 13 jul. 2021.

MARTINS, A.; NEVES, L. M. W. Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson e Williams. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 341–359, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640281. Acesso em: 13 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640281

MARTINS, Edson. A Escola Unitária de Antonio Gramsci. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.1, Jan/Jun 2017. ISSN – 2175-1773. P. 65-74.

MOURA, D. H.; FILHO, D. L L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-80, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

NOSELLA, Paolo. Ensino médio. Em busca do princípio pedagógico. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 32, n. 117, p. 1.051-1.066, out./dez. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 11 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400009

RAMOS, Marise. Pedagogia das competências. In. PEREIRA, Isabel Brasil et al. Dicionário da educação do campo. 2012. p. 535-540.

RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Brasil contemporâneo: avanços, recuos e contradições frente a projetos de desenvolvimento em disputa. In: Mapa da educação profissional e tecnológica: experiências internacionais e dinâmicas regionais brasileiras. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2015. p. 97-117.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico de Saúde Joaquim Venâncio, 1987. Disponível em: https://portaltrabalho.files.wordpress.com/2015/03/sobre-a-concepcao-de-politecnia.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021

SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro. Editora: Zahar, 1973.

SCHULTZ, T. W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1973.

SILVA, C. N. N.; CASTILHO, M. L. O planejamento dos institutos federais (IF): valores institucionais e documentos norteadores. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20, p. e10002, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10002

SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino Médio Integrado e o conceito de Escola Unitária em Gramsci. IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional. A produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal-RN. 2017. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.22295

SILVA, Rose Márcia da. Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação do Mato Grosso: disputa e resistência. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 2, 2020 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. p. 9-26. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/540. Acesso em: 10 jul. 2021 DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.540

UCHOA, A. M. C. O PROEJA como inquilino: impactos preliminares do processo de implementação do programa no IF SERTÃO PE – Campus Petrolina 2006-2013. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós--Graduação em Educação Profissional, 2015.

Downloads

Publicado

10/11/2022

Como Citar

UCHOA, Antonio Marcos. Ensino médio integrado na rede federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a proposta de escola unitária de Gramsci: aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13989, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13989. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13989. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS