Ensino médio integrado na rede federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a proposta de escola unitária de Gramsci

aproximações e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13989

Resumo

Este ensaio objetiva realizar uma breve discussão sobre as aproximações e os distanciamentos na concepção e materialidade entre os fundamentos e orientações relacionados ao Ensino Médio Integrado (EMI) e a proposta de Escola Unitária gramsciana. Discutimos acerca das reformas da educação profissional e do ensino médio nas décadas de 1990 e 2000 destacando a proposta de escola unitária gramsciana como fundamento desta última reforma. Concluímos que, de forma ambígua e contraditória, as experiências de implementação do EMI na Rede Federal têm caminhado no sentido do fortalecimento do EMI, da politecnia e da omnilateralidade como horizontes, assim como acerca das necessidades da defesa contínua da proposta de escola unitária gramsciana como fundamento do EMI.

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Biografia do Autor

Antonio Marcos Uchoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO PE

Pedagogo com habilitação em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em PROEJA, Mestre em Educação Profissional pelo IFRN e Doutorando em Educação pela UFPE. Atua como revisor de periódicos ligados à Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

10/11/2022

Como Citar

UCHOA, Antonio Marcos. Ensino médio integrado na rede federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a proposta de escola unitária de Gramsci: aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13989, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13989. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13989. Acesso em: 25 abr. 2024.

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ARTIGOS