Ensino médio integrado na rede federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a proposta de escola unitária de Gramsci
aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13989Resumo
Este ensaio objetiva realizar uma breve discussão sobre as aproximações e os distanciamentos na concepção e materialidade entre os fundamentos e orientações relacionados ao Ensino Médio Integrado (EMI) e a proposta de Escola Unitária gramsciana. Discutimos acerca das reformas da educação profissional e do ensino médio nas décadas de 1990 e 2000 destacando a proposta de escola unitária gramsciana como fundamento desta última reforma. Concluímos que, de forma ambígua e contraditória, as experiências de implementação do EMI na Rede Federal têm caminhado no sentido do fortalecimento do EMI, da politecnia e da omnilateralidade como horizontes, assim como acerca das necessidades da defesa contínua da proposta de escola unitária gramsciana como fundamento do EMI.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. M. L; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 02 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta em discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília-DF, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em 12 jul 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – Documento Base. Brasília. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
CASTRO, Cláudio de Moura. O secundário: esquecido em um desvão do ensino? Textos para discussão n. 2, Brasília: MEC/INEP, 1997. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/485298. Acesso em: 10 jul. 2021.
COSTA, Ana Maria Rayol da. Integração do ensino médio e técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará − IFPA/Campus Castanhal. 2012. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
DORE, Rosemary. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci?. Cadernos Cedes, v. 34, p. 297-316, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000300002
FERRETTI, C. J. Problemas institucionais e pedagógicos na implantação da reforma
curricular da educação profissional técnica de nível médio no IFSP. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 32, n. 116, p. 789-806, jul./set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300010
FERRETTI, Celso João. A implementação dos Cursos Técnicos Integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Educere et Educare – Revista de Educação, v. II, n. 23, jul./dez. 2016. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/16089/11093. Acesso em: 5 jul. 2021.
FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300017
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Gramsci: a historicidade da filosofia da práxis e a educação. In. (Org.) MACHADO, Maria Margarida. Ler Gramsci para pensar a política e a educação. Goiânia: Scotti, 2020. p. 155-185.
GRAMSCI, Antonio. Homens ou Máquinas. “Avanti!”, ano XX, n.351, 24 de dezembro de 1916. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/gramsci/1916/12/24.htm. Acesso em: 14 jul. 2021.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
ILHAS DE EXCELÊNCIA EM MEIO AO CAOS. El País. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/09/economia/1481304596_960196.html. Acesso em: 13 jul. 2021.
MARTINS, A.; NEVES, L. M. W. Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson e Williams. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 341–359, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640281. Acesso em: 13 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640281
MARTINS, Edson. A Escola Unitária de Antonio Gramsci. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.1, Jan/Jun 2017. ISSN – 2175-1773. P. 65-74.
MOURA, D. H.; FILHO, D. L L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-80, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313
NOSELLA, Paolo. Ensino médio. Em busca do princípio pedagógico. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 32, n. 117, p. 1.051-1.066, out./dez. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 11 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400009
RAMOS, Marise. Pedagogia das competências. In. PEREIRA, Isabel Brasil et al. Dicionário da educação do campo. 2012. p. 535-540.
RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Brasil contemporâneo: avanços, recuos e contradições frente a projetos de desenvolvimento em disputa. In: Mapa da educação profissional e tecnológica: experiências internacionais e dinâmicas regionais brasileiras. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2015. p. 97-117.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico de Saúde Joaquim Venâncio, 1987. Disponível em: https://portaltrabalho.files.wordpress.com/2015/03/sobre-a-concepcao-de-politecnia.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021
SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro. Editora: Zahar, 1973.
SCHULTZ, T. W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1973.
SILVA, C. N. N.; CASTILHO, M. L. O planejamento dos institutos federais (IF): valores institucionais e documentos norteadores. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20, p. e10002, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10002
SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino Médio Integrado e o conceito de Escola Unitária em Gramsci. IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional. A produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal-RN. 2017. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.22295
SILVA, Rose Márcia da. Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação do Mato Grosso: disputa e resistência. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 2, 2020 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. p. 9-26. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/540. Acesso em: 10 jul. 2021 DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.540
UCHOA, A. M. C. O PROEJA como inquilino: impactos preliminares do processo de implementação do programa no IF SERTÃO PE – Campus Petrolina 2006-2013. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós--Graduação em Educação Profissional, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.