Repercussões da privatização da Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado: o caso do Paraná
Repercussões da privatização da Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado: o caso do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18110Palavras-chave:
Contrarreforma educacional; Ensino Médio Integrado; Paraná; Privatização.Resumo
O presente texto é resultado de pesquisa que analisou as repercussões da atual contrarreforma educacional brasileira nas políticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), situando ambas no processo de restauração do neoliberalismo no Brasil a partir de 2016. Particularmente, tomamos o processo de privatização da educação como uma das dimensões da contrarreforma, observando suas influências no Ensino Médio Integrado (EMI) paranaense, visto que, em 2021, o governo desse estado contratou os serviços de uma instituição privada para a oferta de componentes curriculares de cursos técnicos em escolas públicas. A metodologia foi orientada pela perspectiva da Análise de Conteúdo e tem natureza documental, examinando fontes institucionais e administrativas e também regulamentações curriculares. A pesquisa conclui que a contrarreforma educacional produz efeitos na EPT no sentido de generalizar a forma de oferta concomitante, transformando o conjunto de componentes curriculares profissionais em itinerário formativo e valendo-se da privatização da educação como vetor.
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