A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9684

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Currículo, Formação Continuada.

Resumo

O presente trabalho é fruto da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. A investigação teve como propósito promover a discussão sobre a construção curricular do Ensino Médio Integrado. O recorte proposto constituiu-se no desenvolvimento e avaliação de uma proposta de formação continuada na escola, reunindo professores que atuam em um dos cursos técnicos integrados do IFSul – Câmpus Pelotas. As análises realizadas apontaram para a necessidade da compreensão crítica do mundo do trabalho pelo professor da educação profissional, bem como da necessidade de romper com a fragmentação de conteúdos e buscar formas de articulação dos conhecimentos de modo a gerar aprendizagens significativas. Concluiu-se pela importância da formação e da integração dos professores para a consolidação do currículo integrado, através de espaços coletivos de estudo, debate, troca de experiências e avaliação da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Ticiana Cougo Cardoso, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSUL). Especialista em Educação Brasileira e Supervisão Educacional. Graduação em História - Licenciatura Plena. Técnica em Assuntos Educacionais no IFSul – Câmpus Pelotas. Pesquisa sobre a construção do Ensino Médio Integrado.

Itamar Luís Hammes, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Possui graduação em Filosofia - Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2012). Na pesquisa em nível de Mestrado reuniu os diversos aspectos que envolveram o debate filosófico Habermas-Gadamer, realizado na segunda metade do século passado e os apresentou como um caso exemplar de experiência hermenêutica. No doutorado investigou a contribuição da hermenêutica filosófica de Gadamer no debate contemporâneo sobre multiculturalismo e diálogo de culturas. Atualmente é professor de filosofia e Ética no Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IFSUL, campus Lajeado. É professor no Curso de Especialização em Educação. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( ProfEPT) do IFSUL de Charqueadas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica, Ética, Filosofia Política e Educação, atuando principalmente na construção de pontes com a ciência e tecnologia.e a Educação Profissionalizante. Alguns temas interessam sobremaneira na pesquisa, como o Multiculturalismo, o diálogo de culturas, os direitos humanos e a justiça, a interdisciplinaridade, a educação com projetos e a Educação Profissionalizante. Atualmente pesquisa e orienta projetos de pesquisa voltados para Práticas em Educação Profissional e Práticas em Educação Básica.

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Publicado

08/06/2020

Como Citar

CARDOSO, T. C.; HAMMES, I. L.; BOTH, J. T. A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9684, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9684. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9684. Acesso em: 4 dez. 2022.

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