A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9684

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Currículo, Formação Continuada.

Resumo

O presente trabalho é fruto da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. A investigação teve como propósito promover a discussão sobre a construção curricular do Ensino Médio Integrado. O recorte proposto constituiu-se no desenvolvimento e avaliação de uma proposta de formação continuada na escola, reunindo professores que atuam em um dos cursos técnicos integrados do IFSul – Câmpus Pelotas. As análises realizadas apontaram para a necessidade da compreensão crítica do mundo do trabalho pelo professor da educação profissional, bem como da necessidade de romper com a fragmentação de conteúdos e buscar formas de articulação dos conhecimentos de modo a gerar aprendizagens significativas. Concluiu-se pela importância da formação e da integração dos professores para a consolidação do currículo integrado, através de espaços coletivos de estudo, debate, troca de experiências e avaliação da prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ticiana Cougo Cardoso, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSUL). Especialista em Educação Brasileira e Supervisão Educacional. Graduação em História - Licenciatura Plena. Técnica em Assuntos Educacionais no IFSul – Câmpus Pelotas. Pesquisa sobre a construção do Ensino Médio Integrado.

Itamar Luís Hammes, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Possui graduação em Filosofia - Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2012). Na pesquisa em nível de Mestrado reuniu os diversos aspectos que envolveram o debate filosófico Habermas-Gadamer, realizado na segunda metade do século passado e os apresentou como um caso exemplar de experiência hermenêutica. No doutorado investigou a contribuição da hermenêutica filosófica de Gadamer no debate contemporâneo sobre multiculturalismo e diálogo de culturas. Atualmente é professor de filosofia e Ética no Ensino Médio Integrado e Cursos Técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IFSUL, campus Lajeado. É professor no Curso de Especialização em Educação. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( ProfEPT) do IFSUL de Charqueadas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica, Ética, Filosofia Política e Educação, atuando principalmente na construção de pontes com a ciência e tecnologia.e a Educação Profissionalizante. Alguns temas interessam sobremaneira na pesquisa, como o Multiculturalismo, o diálogo de culturas, os direitos humanos e a justiça, a interdisciplinaridade, a educação com projetos e a Educação Profissionalizante. Atualmente pesquisa e orienta projetos de pesquisa voltados para Práticas em Educação Profissional e Práticas em Educação Básica.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015.

BRASIL. MEC/SETEC. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005. Disponível em: http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf. Acesso em: 22 de set.de 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan/abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO. Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.). A interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 25-49.

GASPAROTTO, Renilson; MENEGASSI, José. Aspectos da pesquisa colaborativa na formação docente. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 948-973, set/dez. 2016.

GRUMM, Aparecida Fontana; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da. Formação Continuada e Currículo Integrado: no horizonte a educação que emancipa os sujeitos. In: Anais do III Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1251?show=full. Acesso em: 15 de maio de 2018.

IBIAPINA, Ivana M. L.; BANDEIRA, Hilda M. M.; ARAUJO, Francisco A. M. (orgs). Pesquisa Colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Piauí: EDUFPI, 2016. E-book. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/LIVRO%20PESQUISA%20COLABORATIVA_E-BOOK.pdf. Acesso em: março/2018.

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE. Plano de Desenvolvimento Institucional/2014. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/plano-de-desenv-institucional Acesso em: março/2018.

KUENZER, Acácia. Dilemas da Formação de professores para Ensino Médio no século XXI. p. 81-96. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS. Jonas Tarcísio. Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. 1. ed. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

KUENZER, Acácia. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KUENZER, Acácia; CIAVATTA, Maria; MACHADO, Lucília R de S. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008, p 18-82.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011, p. 19-42.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: JAQUELINE MOLL & Colaboradores. (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. 1ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed Editora S.A., 2009.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação de professores para a EPT e PROEJA. Campinas, Educ. Soc., 2011. V.32. N.116, p.689-704. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a05v32n116.pdf. Acesso em 30 de out.de 2018.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí/RS: Unijuí, 2011.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção Formação Pedagógica, v.3)

MOURA, Dante. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. In: Holos, Ano 23, Vol. 2, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. (org) Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2002, 3 ed.

PINTO, Carmem Lúcia Lascano; BARREIRO, Cristhianny Bento; SILVEIRA, Denise do Nascimento. Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema, v. 7, n. 1, dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/19. Acesso em: 30 jan. 2019.

RAMOS, Marise. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização. In: Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES. Vitória/ES, v. 19, n.39, p.15-29, jan/jun. 2014.

SACRISTAN, José Gimeno. O que significa o Currículo? In: SACRISTAN, José Gimeno (Org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan/abr. 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. 2. ed. Madrid: Ediciones Morata, 1993.

Downloads

Publicado

08/06/2020

Como Citar

CARDOSO, Ticiana Cougo; HAMMES, Itamar Luís; BOTH, Joseline Tatiana. A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9684, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9684. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9684. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.