A OPÇÃO PELOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9895

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm ocupado um papel importante na oferta do Ensino Médio Integrado (EMI). Segundo Ciavatta (2014), Ramos (2010) e Moura (2010), o EMI trata-se de uma possibilidade de superação da dualidade educacional historicamente constituída no Brasil. Destarte, buscou-se compreender sobre a importância da escolha consciente dos estudantes acerca dos cursos técnicos integrados. Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da trajetória desses institutos, tratando da relação entre a educação básica e a profissional. Trouxe-se a concepção de EMI, demonstrando o papel que esse formato de ensino tem para a sociedade. Posteriormente, tratou-se sobre a importância de uma escolha consciente pelos estudantes ao optarem por um curso do EMI. Com isso, verificamos que muitos os alunos optam por ingressar nos técnicos integrados ao ensino médio por influências externas, muitas vezes, distanciando-se de seus projetos de futuro.

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Publicado

14/05/2020

Como Citar

ANDRADE, Paula Danyelle Santana de; MELO, Sônia Pinto de Albuquerque. A OPÇÃO PELOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9895, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9895. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9895. Acesso em: 23 abr. 2024.

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