A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10031Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado. Formação Humana Integral. TrabalhoResumo
Este artigo tem como temática central a busca por uma educação profissional tecnológica além da formação mercadológica. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se como referencial teórico o materialismo histórico dialético. Parte-se do pressuposto que o objetivo de uma sociedade, que tenha uma perspectiva de formação omnilateral, segundo Marx, é algo para o futuro. Esse processo de transição requer o domínio dos trabalhadores sobre o conteúdo do seu próprio trabalho, onde através da práxis, atuariam na sua própria realidade transformando-a. Assim, a escola e os seus currículos são fundamentais para a emancipação da classe trabalhadora, na medida em que estejam comprometidos com projetos libertários, baseados no trabalho como princípio educativo. Para tanto, o Ensino Médio Integrado, representa um tipo de travessia para a politecnia, por caminhar buscando reconstruir a percepção de totalidade da realidade, através da formação humana integral.
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