A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10031

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Formação Humana Integral. Trabalho

Resumo

Este artigo tem como temática central a busca por uma educação profissional tecnológica além da formação mercadológica. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se como referencial teórico o materialismo histórico dialético. Parte-se do pressuposto que o objetivo de uma sociedade, que tenha uma perspectiva de formação omnilateral, segundo Marx, é algo para o futuro. Esse processo de transição requer o domínio dos trabalhadores sobre o conteúdo do seu próprio trabalho, onde através da práxis, atuariam na sua própria realidade transformando-a. Assim, a escola e os seus currículos são fundamentais para a emancipação da classe trabalhadora, na medida em que estejam comprometidos com projetos libertários, baseados no trabalho como princípio educativo. Para tanto, o Ensino Médio Integrado, representa um tipo de travessia para a politecnia, por caminhar buscando reconstruir a percepção de totalidade da realidade, através da formação humana integral.

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Biografia do Autor

Alessandra Acioli Palmeira, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe

Área: Ensino

Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena

 

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Publicado

22/08/2020

Como Citar

PALMEIRA, A. A.; SANTOS, J. C. de F.; ANDRADE, P. D. S. de. A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10031, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10031. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10031. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

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