JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E PROJETOS DE FUTURO: ESTUDO SOBRE ESTUDANTES COTISTAS NA EPTNM DA RFEPCT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10237

Palavras-chave:

Juventudes. Cotas escolares. Meritocracia. Campo de possibilidades. Projetos de futuro.

Resumo

O artigo diz respeito a jovens com idade entre dezessete e dezenove anos, egressos do ensino fundamental público em escolas de periferia urbana, de baixa renda, autodeclarados preto ou pardo, que ingressaram na EPTNM da RFEPCT pela lei de cotas. Objetivo é identificar a RFEPCT como campo de experiências e possibilidades para projetos de futuro. A referência teórico-metodológica articula campo de possibilidades e projetos (Velho) e experiência e horizonte de expectativas (Koselleck) num estudo de discursos sobre si próprios apurados em entrevistas focalizadas individuais. Os resultados permitem ler a precariedade da escola pública periférica de tempo parcial e também situar componentes da escola pública de boa qualidade como plataforma para projetos. Que as experiências na escola de tempo integral são abrangentes e incluem vivências e convivências diversas. Os resultados constatam que os cotistas têm, desde o ensino fundamental, uma trajetória marcada pelo mérito escolar e social.

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Biografia do Autor

José Gerando Pedrosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Sociais (INESP); Mestrado em Educação (UFMG); Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Pós-doutorado em Geografia Humana (IGC-UFMG); Docente do ensino superior no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Aldo Geraldo Simões, Centro Federal de Educação Tecnológica de MInas Gerais

Graduado em Psicologia (UEMG); mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG)

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Publicado

18/09/2020

Como Citar

PEDROSA, José Gerando; SIMÕES, Aldo Geraldo. JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E PROJETOS DE FUTURO: ESTUDO SOBRE ESTUDANTES COTISTAS NA EPTNM DA RFEPCT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10237, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10237. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10237. Acesso em: 22 dez. 2024.

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