CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS DE CAMINHÕES-TANQUE EM AMBIENTES NÃO FORMAIS NO SISTEMA PETROBRAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9798

Palavras-chave:

Ambientes não formais. Motoristas de caminhão-tanque. Comunidades de prática. Microlearning.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da transmissão de conhecimentos sobre o processo de trabalho entre motoristas de caminhões-tanque. Tratou-se de uma pesquisa aplicada de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma plataforma de carregamento de combustíveis localizada no munícipio de Biguaçu (SC), afim de elucidar as principais dificuldades de aprendizagem, proporcionando um norte para a elaboração de um recurso educacional vivo, orgânico e estruturado com base nas principais dúvidas dos trabalhadores, sendo confeccionado com base em Histórias em Quadrinhos (HQ) e do próprio conceito de Microlearning.

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Biografia do Autor

Fábio Lopes, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

É funcionário da Petrobrás Transportes desde o ano de 2003. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Mestrando na mesma área de conhecimento.

Nilo Otani, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

É docente do Instituto Federal de Santa Catarina no Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead/IFSC). Pós-Doutor pela Florida Christian University; Doutor pelo EGC/UFSC; Mestre em Administração CPGA/UFSC; Especialista em Formação EaD (SEI/UNIP); Bacharel em Administração (PUC/SP). Pesquisador na área de Ensino com foco na Educação Profissional e Tecnológica. Auditor - ISO 9001.  Avaliador INEP/MEC. Avaliador CEE/SC. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

LOPES, F.; OTANI, N. CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS DE CAMINHÕES-TANQUE EM AMBIENTES NÃO FORMAIS NO SISTEMA PETROBRAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9798, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9798. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9798. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS