BOOK TRAILERS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFPE – CAMPUS OLINDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8083

Palavras-chave:

Book trailer. Sujeito-leitor. Leitura. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar como a criação de book trailers, por discentes do Curso Técnico de Computação Gráfica do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda, pode contribuir para o estímulo à leitura em uma perspectiva de formação profissional e tecnológica. Metodologicamente a pesquisa dividiu-se em: bibliográfica, documental e pesquisa de campo no IFPE – Campus Olinda. Em relação à natureza, é de cunho exploratório, qualitativo e propositivo, utilizando como estratégia de pesquisa a pesquisa-ação. Quanto à técnica de análise e discussões dos dados, foi utilizada a abordagem interpretativa. Ao final, de acordo com os achados teóricos e empíricos, comprovou-se que o book trailer é uma ferramenta lúdica, emotiva e inovadora, no qual pode estimular o interesse, a curiosidade e o hábito da leitura para o sujeito-leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Rodrigo Santos de Almeida, Centro Universitário Joaquim Nabuco.

Professor do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda (2019), Especialista em Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco e Graduado em Administração (2019), pela Faculdade Joaquim Nabuco (2016).

Eugênia de Paula Benício Cordeiro, Instituto Federal de Pernambuco

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). mestrado (2004) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, atuando nos cursos tecnológicos, principalmente nas áreas de relações interpessoais e metodologia da pesquisa. Participa como professora do mestrado em rede oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - IFPE Campus Olinda e como colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas em Educação voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de valores. Adota uma perspectiva multidimensional e integral do ser humano. Áreas de estudo: formação humana, espiritualidade e educação, habilidades socioemocionais e de valores, o cuidado de si, aspectos psicológicos da filosofia oriental.

Referências

ALMEIDA, L. R. S. de. Repensar e reaprender na era pós-digital. Revista de Administração de Empresas, v. 57, n.5, p. 520-521, set./out. 2017.

ANDRADE, L. C. de L. O Whatsapp como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem de leitura e de produção de textos. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

ARÉVALO, J. A.; GARCÍA, J. A. C.; DÍAZ, R. G. Comparación de los hábitos y perfil del lector digital entre Estados Unidos y España. Anales de documentación, v. 17, n. 1, p. 1-16, 2014.

BUFREM, L. S.; SORRIBAS, T. V. Práticas de leitura em meio eletrônico. ETD – Educação Temática Digital, v. 11, n. 1, p. 298-326, dez. 2009.

CANÔNICA, V. A biblioteca, um barulho necessário de dentro para fora. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 74-82.

CARVALHO, O. de. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

CAVALCANTE, L. P. dos S. O ensino de leitura e o Facebook nas aulas de língua portuguesa. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

CECCANTINI, J. L. Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 83-98.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

COUTINHO, C.; LISBÔA, E. Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, n. 1, p. 5-22, 2011.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L. Docência para o ensino superior: inovação, informação e construção do conhecimento na era digital. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 8, n. 1, p. 79-90, 2015.

DURÁN, G. G.; ESTEBAN, N. De políticas de lectura en la era digital. In: CRUCES, F. (Dir.) et al. ¿Cómo leemos en la sociedad digital? Lectores, booktubers y prosumidores. Madrid: Fundación Telefónica y Editora Ariel, 2017, p. 207-230.

FARINACCIO, R. Entenda como a tecnologia não conseguiu matar os livros de papel. Tecmundo Online, 05 set. 2016. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/literatura/109244-entenda-tecnologia-nao-conseguiu-matar-livros-fisicos-papel.htm>. Acesso em: 11 ago. 2018.

FERNANDES, L. A.; GOMES, J. M. M. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. ConTexto, v. 3, n.4, p. 1-23, 1º semestre, 2003.

FERREIRA, F.; BERSSANETTE, J. H. Uso do Facebook como ferramenta para promoção do hábito de leitura: uma experiência com alunos do curso técnico integrado ao ensino médio. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 27., 2014, Ponta Grossa, PR. Anais... Ponta Grossa, PR: SINECT, 2014.

FLORES, J. G. Hábitos lectores y competencias básicas en el alumnado de educación secundaria obligatoria. Educación XX1, v. 4, n. 1, p. 117-134, 2011.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 64-89.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIDA, A. M. Leitura e tecnologias: modos de produzir, modos de ler. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, 2012, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre, RS: CILLIJ - PUCRS, 2012.

HIGA, S. E. L. A Constituição do sujeito leitor – duas histórias de mediação. 2007. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. IBARRA-RIUS, N.; BALLESTER-ROCA, J. Booktrailer en educación infantil y primaria: adquisición y desarrollo de las competencias comunicativa, digital y literaria a través de narrativas digitales. Digital Education Review, n. 30, p. 76-93, 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico – PPC Computação Gráfica. Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/campus/olinda/cursos/tecnicos/subsequente/computacao-grafica/projeto-pedagogico/PPCComputacaoGrafica_final.pdf >. Acesso em: 25 jul. 2018.

JEFFMAN, T. M. W. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017 393 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

LEMA, M. de P. P. Pensamiento reflexivo para el aprendizaje de la lectura. Propuesta: elaboración y ejecución de una guía didáctica para docentes. 2011. 170 f. Proyeto Educativo (Licenciatura en las Ciencias de la Educación) – Universidad de Guayaquil, Equador, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 2014.

LIMA, S. L. Práticas de leitura em meio digital e produção textual multimodal no ensino médio. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA E INFORMÁTICA, 9., 2016, Passo Fundo, RS. Anais... Passo Fundo, RS: Universidade de Paço Fundo - UPF, 2016.

LIU, A. Does the brain like e-books? The New York Times Online, Estados Unidos, 14 de out. 2009. Disponível em: <https://roomfordebate.blogs.nytimes.com/2009/10/14/does-the-brain-like-e-books/>. Acesso em: 25 jan. 2018.

MARQUES NETO, J. C. Retratos da Leitura no Brasil e as políticas públicas – Fazer crescer a leitura na contracorrente – revelações, desafios e alguns resultados. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 57-73.

MONTEAGUDO, B. C. da S. Biblioteca digital virtual e a leitura de textos em tabletes. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.

MORAES, L. P. de; TREVISAN, M. K. Book trailer: a busca estética de um novo formato audiovisual. Disciplinarum Scientia. v. 15, n. 1, p. 83-100, 2014.

MORAIS, J. K. C. de; HENRIQUE, A. L. S. Ensino Médio Integrado: fundamentos e intencionalidade formativa. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. da. (Orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 419-433.

MOREIRA, M. A. O.; VEIGA, S. M. Projeto book trailers: uma tarefa pedagógica multimodal. In: VI SEMINÁRIO MÍDIAS & EDUCAÇÃO DO COLÉGIO PEDRO II: “DISPOSITIVOS MÓVEIS E EDUCAÇÃO”, 2015, São Cristóvão, RJ. Anais... São Cristóvão, RJ: COLÉGIO PEDRO II, 2015.

MOREIRA, M. A. Tecnologías digitales, multialfabetización y bibliotecas en la escuela del siglo XXI. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 98-99, p. 39-52, 2010.

OLIVEIRA, E. D. Tecnologia e educação. In: XI ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO. 29., 2013, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, 2013

ORDINE, N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PETARNELLA, L.; GARCIA, E. de C. Homo Zappiens: educando na era digital. Conjectura, v. 15, n. 2, p. 175-179, maio/ago. 2010.

PETIT, M. A arte ler: ou como resistir a adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

PINHEIRO, W. M. P. da S. A leitura como prática significativa na formação de leitores nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

PRESTES, M. L. de M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, a escola à academia. 2. ed. São Paulo: Rêspel, 2003.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008.

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL – 4º Edição. Instituto Pró-Livro, São Paulo, mar. 2016. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf> . Acesso em: 10 fev. 2018.

RODRIGUES, N. C. Tecnologias de informação e comunicação na educação: um desafio na prática docente. Fórum Linguístico, v. 6, n. 1, p. 1-22, jan./jun. 2009.

RODRIGUES, R. T. P. Modos de leitura do jovem brasileiro contemporâneo: uma análise dos produtos híbridos audiolivro e livroclip. 2015. 401 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

RODRÍGUEZ, R. A. M. Bibliotecas, fomento de la lectura y redes sociales: convirtamos amigos en lectores. El profesional de la información, v. 21, n. 4, p. 401-405, 2012.

ROVIRA-COLLADO, J. Booktrailer y booktuber como herramientas LIJ 2.0 para el desarrollo del hábito lector. Investigaciones Sobre Lectura, n. 7, p. 55-72, 2017.

SANTAELLA, L. Para compreender a ciberliteratura. Texto Digital, v. 8, n. 2, p. 229-240, jul./dez. 2012.

SANTOS, D. T. dos. Envolvimento literário com book trailer. In: VI SEMINÁRIO MÍDIAS & EDUCAÇÃO DO COLÉGIO PEDRO II: “DISPOSITIVOS MÓVEIS E EDUCAÇÃO”, 24., 2015, São Cristóvão, RJ. Anais... São Cristóvão, RJ: COLÉGIO PEDRO II, 2015.

SANTOS, I. L. dos; GIRÃO, I. P. T. Herói ou vilão? Reflexões sobre o uso dos book trailers na divulgação literária. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 2., 2013, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE: EREBD, 2013.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SILVA, S. P. da; VIROTE, C. Currículo Integrado no IF Goiano: possibilidades e desafios. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. da. (Orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 141-149.

SOUSA, A. R. de. É você: book trailer, uma ferramenta para escritores iniciantes. 2017. 179 f. Monografia (Bacharelado em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Distrito Federal, 2017.

SOUZA, R. M. de; COSTA, D. A. da. Livros em cartaz: o book trailer e as novas formas de divulgação literária em tempos digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DA UNIÃO LATINA DE ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA, 4., 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ: ULEPICC, 2012.

TABERNERO-SALA, R. Los epitextos virtuales en la difusión del libro infantil: hacia una poética del book-trailer. Un modelo de análisis. Ocnos Revista de Estudios sobre Lectura, v. 15, n. 2, p. 21-36, 2016.

TABERNERO-SALA, R. T.; CALVO-VALIOS, V. Book-trailers as tools to promote reading in the framework of the Web 2.0. New Review of Children's Literature and Librarianship, v. 22, n. 1, p. 53-69, 2016.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VALERO, A. L.; MARTÍNEZ, I. J.; FERNÁNDEZ, E. E. Aproximación educativa ante los nuevos formatos narrativos. Revista Chilena de Literatura, v. 94, p. 197-204, 2016.

ZACHARIAS, V. R. de C. Os ambientes digitais e as práticas de leitura: uma análise de atividades do Portal do Professor do MEC. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

Downloads

Publicado

06/08/2020

Como Citar

ALMEIDA, L. R. S. de; CORDEIRO, E. de P. B. BOOK TRAILERS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFPE – CAMPUS OLINDA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e8083, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8083. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8083. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS