DESVENTURAS DO TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COMENTÁRIOS NUM GRUPO DE BOLSISTAS NO FACEBOOK

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11166

Resumo

O enfoque deste estudo reside em analisar discursivamente, a partir de comentários publicados num grupo de bolsistas de uma agência de fomento no Facebook, como se constrói representações acerca do trabalho na pós-graduação na atualidade, a partir de relações de saber-poder. Para isso, analisam-se dez comentários publicados numa postagem que circulou no grupo destacado no mês de agosto de 2020. O aparato teórico que norteia a investigação repousa na perspectiva dos estudos discursivos de Michel Foucault. O estudo aponta a recorrência de posicionamentos discursivos fundidos em saberes a defender a improdutividade do tempo dispendido à pós-graduação e a ausência de um retorno financeiro compatível com o esforço demandado.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, F. DESVENTURAS DO TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COMENTÁRIOS NUM GRUPO DE BOLSISTAS NO FACEBOOK. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11166, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11166. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11166. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu