INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DO CONCEITO DE pH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9065

Palavras-chave:

Experimentação, Tecnologias educacionais, Ensino de química

Resumo

Na Educação Profissional, um dos grandes objetivos é a preparação para o mundo do trabalho, através da utilização de práticas pedagógicas inseridas na área de formação do curso. Este trabalho descreve uma abordagem híbrida que utiliza tecnologias e experimentação, realizada junto a estudantes do 1º ano do ensino médio integrado – técnico em informática a respeito do tema: ácidos, bases e pH. Buscou-se a construção de uma escala de pH utilizando-se diferentes substâncias e um aplicativo para leitura de cores. Notou-se um bom envolvimento dos alunos, que demonstraram curiosidade e participação nos experimentos. O uso do aplicativo e de planilhas eletrônicas auxiliou na aproximação da prática com a área de formação técnica do curso, sendo a atividade avaliada positivamente pelos alunos.

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Biografia do Autor

Vinícius Vendrusculo, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Área: Química

Referências

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Publicado

06/07/2020

Como Citar

VENDRUSCULO, Vinícius; MELLO, Carlos Alberto da Silva. INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DO CONCEITO DE pH. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9065, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9065. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9065. Acesso em: 23 abr. 2024.

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ARTIGOS

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