POLITECNIA DA APRENDIZAGEM E A CENTRALIDADE DO TRABALHO EM PROUDHON: ALGUNS BREVES APONTAMENTOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11235

Palavras-chave:

Anarquismo, politecnia da aprendizagem, Proudhon.

Resumo

O artigo em tela apresenta-se como uma primeira possibilidade, no campo de estudos da Educação profissional e tecnológica (EPT), de diálogo e reflexão estritamente teórica acerca da questão da politecnia da aprendizagem e da centralidade do trabalho a partir da tradição inaugurada pelos socialistas libertários em meados do século XIX. Especificamente, tomando como referência os escritos do filósofo social francês Pierre Joseph Proudhon, que inaugurou, a partir de 1840, o que se convencionou chamar de anarquismo. Corrente do movimento socialista dos trabalhadores europeus no século XIX marcada por original, radical e consistente crítica às formas de dominação erigidas pelo modelo capitalista industrial advindo das transformações disruptivas históricas ocorridas no século XVIII.

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Biografia do Autor

Leonardo Leonidas Brito, COLÉGIO PEDRO II - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (RJ)

Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II 

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. 

Docente permanente do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológico (PROFEPT).

Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II. 

Professor da Educação Básica,atundo especialmente no Ensino Médio profissional - PROEJA integrado.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

BRITO, Leonardo Leonidas. POLITECNIA DA APRENDIZAGEM E A CENTRALIDADE DO TRABALHO EM PROUDHON: ALGUNS BREVES APONTAMENTOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11235, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11235. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11235. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

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