REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11258

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Teoria Crítica, Alfabetização Científica, Manguinhos.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o contexto escolar no ensino fundamental de uma escola em Manguinhos durante a realização de uma pesquisa qualitativa longitudinal fruto de duas dissertações de mestrado. Inicialmente, discutimos sobre uma possível mudança no papel do docente enquanto mediador dos saberes escolares. Em seguida, abordamos a formação do bairro de Manguinhos, nosso campo de estudo, considerando seus principais contextos sociais, refletindo sobre a educação diante da barbárie e a alfabetização científica. Concluímos este estudo ressaltando a importância de uma educação crítica e emancipadora com enfoque na estratégia de emancipação e valorização da cultura local, enfatizando a necessidade de compreender a relação da escola com a política social de bases críticas.

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Biografia do Autor

Chreiva Magalhães Malick, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação para as Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Pedagoga graduada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Prática Pedagógica e Divulgação e Popularização das Ciências.

Aline Silva Dejosi Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde e na linha de Tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente Coordenadora de Comunicação do Museu de Ciências: Espaço Ciência Viva; co-fundadora e colaboradora do projeto de extensão Mulheres Negras fazendo Ciências; colaboradora na seção Ciência & Cultura Pop, na revista Ciência Hoje. É bacharel em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia Ambiental pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE), licenciada pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/AVM). Tem experiências e desenvolve pesquisas em tecnologias digitais, comunicação e audiovisual no ensino de Ciências.

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

ORIENTADORA DE MESTRADO/DOUTORADO. Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Positivo (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Fez Pós-Doutorado no INESC/Universidade do Porto, Portugal no Laboratório de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde vinculado ao Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde - NUTES, no Laboratório de Linguagens e Mediações. Tem experiência na área de Educação superior e pós-graduação. As áreas de interesse de pesquisa: Mídia-Educação, Educação em Ciências e Saúde na formação para emancipação e autonomia, juventude e cidadania cultural, produção cultural e a formação do sujeito na contemporaneidade, pesquisa-formação, pesquisa participante, Teoria crítica.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

MALICK, Chreiva Magalhães; NERY, Aline Silva Dejosi; VERMELHO, Sônia Cristina Soares Dias. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11258, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11258. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11258. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

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