A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Eniete de Oliveira Campos Furtado IF SUDESTE MG - Campus Rio Pomba
  • Alex Fernandes da Veiga Machado IF sudeste MG Campus Cataguases

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10531

Palavras-chave:

Técnico-administrativo em educação, Formação integrada, Instituto Federal

Resumo

O ensino médio integrado se constitui num objetivo prioritário para a educação profissional técnica de nível médio dos Institutos Federais. A formação integrada visa à formação cidadã, uma formação ampla, omnilateral, não somente escolar. Nessa perspectiva, todos na escola são educadores, uma vez que transmitem valores e saberes em suas relações. Assim, este estudo pretende, por meio da pesquisa qualitativa, via estudo de caso, conhecer as percepções dos servidores técnico-administrativos em educação do campus Rio Pomba sobre sua participação na formação integrada dos alunos. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta dos dados que foram examinados por meio da análise de conteúdo com ajuda do software Iramuteq. Concluiu-se que os técnico-administrativos, apesar de não perceberem sua participação na formação integrada, têm essa participação de modo espontâneo e inerente.

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Biografia do Autor

Eniete de Oliveira Campos Furtado, IF SUDESTE MG - Campus Rio Pomba

Assistente em administração, graduada em Ciências Econômicas pela UFJF, especialiAsta em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA e mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnlógica

Alex Fernandes da Veiga Machado, IF sudeste MG Campus Cataguases

Docente do IF Sudeste MG campus Cataguaes e do ProfEPT

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Publicado

28/11/2020

Como Citar

FURTADO, E. de O. C.; MACHADO, A. F. da V. A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10531, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10531. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10531. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS