APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PROPOSTA DE UM KIT DIDÁTICO PARA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE COMPONENTES MECÂNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9836

Resumo

O presente artigo teve por objetivo desenvolver um produto educacional, na forma de um kit didático, para aplicação de aulas práticas de tópicos em Gestão da Produção. O arcabouço teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, cuja principal condição para aplicação é a proposta de um material didático significativo. O estudo também tratou sobre teorias em tecnologias educacionais e Espaços Maker. Foi realizada pesquisa bibliográfica, a partir da qual adotou-se metodologia de design, em função do desenvolvimento de um produto técnico. Nos resultados, foram apresentadas atividades para realização em sala de aula ou laboratórios com a utilização do kit. Conclui-se que, pela utilização planejada do kit proposto, os temas abordados poderão ser entendidos de maneira significativa, propiciando melhor desenvolvimento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, L. F. A.; SILVA, C. S. da; SILVA, A. P.; MACHADO, T. L. A. Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Digitais para o Ensino Técnico de Nível Médio. In: SBGAMES, 16. 2016, SÃO PAULO – SP. Anais... São Paulo: SBGames, 2016. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157290.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

AUSUBEL. D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução ao português de Lígia Teopisto, do original The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view,

AUSUBEL. D.P. The aquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Pubishers, 2000.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHENG, Lin Chih; MELO FILHO, Leonel Del Rey de. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Belo Horizonte: Edgard Blucher, 2007.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/sat/textos/articles-106213_archivo.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

LEMOS, E. dos S. Meaningful learning: facilitative strategies and evaluation. Meaningful Learning Review, v. 1, p. 25-35, 201. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/16653/2/evelyse2_lemos_IOC_2011.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 66 ed. Rio de Janeiro

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2ª. Ed. São Paulo: EPU, 2011.

PELLIZARI, A.; KRIEGL, M. de L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p. 37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000393-74efd75e9b/MEQII-2013-%20TEXTOS%20COMPLEMENTARES-%20AULA%205.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

RAABE, A.; GOMES, E. B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, v./n. 26, ano 10, 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em 27 fev. 2020.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica LENPES-PIBID de Ciências Sociais, Londrina, v. 1, n. 2, p. 1-16, jul.-dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

SANTOS, L. C.; GOHR, C. F.; VIEIRA JUNIOR, M. Robocano: uma dinâmica alternativa para ensinar e aprender gestão da produção. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa – PR, v. 09, n. 01, p. 122-146, 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186. Acesso em: 27 fev. 2020.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração de Produção. 3 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

TAVARES, R. Aprendizagem significativa. Revista Conceitos, João Pessoa, p. 55-60, Jun. 2003/Jul. 2004. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~Romero/objetosaprendizagem/Rived/Artigos/2004-RevistaConceitos.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

VIEIRA JUNIOR, N.; ROSSI, C. M. S.; SILVA, J. R. da. Pesquisador em Ciências da Educação: Tecnologias na Educação. Arcos, MG: CEAD IFMG Arcos, 2019.

Downloads

Publicado

18/05/2020

Como Citar

JORGE, Maurício Lourenço; CARPIO, Ricardo Carrasco; XAVIER, Gláucia do Carmo. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PROPOSTA DE UM KIT DIDÁTICO PARA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE COMPONENTES MECÂNICOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9836, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9836. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS