APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PROPOSTA DE UM KIT DIDÁTICO PARA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE COMPONENTES MECÂNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9836

Resumo

O presente artigo teve por objetivo desenvolver um produto educacional, na forma de um kit didático, para aplicação de aulas práticas de tópicos em Gestão da Produção. O arcabouço teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, cuja principal condição para aplicação é a proposta de um material didático significativo. O estudo também tratou sobre teorias em tecnologias educacionais e Espaços Maker. Foi realizada pesquisa bibliográfica, a partir da qual adotou-se metodologia de design, em função do desenvolvimento de um produto técnico. Nos resultados, foram apresentadas atividades para realização em sala de aula ou laboratórios com a utilização do kit. Conclui-se que, pela utilização planejada do kit proposto, os temas abordados poderão ser entendidos de maneira significativa, propiciando melhor desenvolvimento dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, L. F. A.; SILVA, C. S. da; SILVA, A. P.; MACHADO, T. L. A. Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Digitais para o Ensino Técnico de Nível Médio. In: SBGAMES, 16. 2016, SÃO PAULO – SP. Anais... São Paulo: SBGames, 2016. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157290.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

AUSUBEL. D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução ao português de Lígia Teopisto, do original The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view,

AUSUBEL. D.P. The aquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Pubishers, 2000.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHENG, Lin Chih; MELO FILHO, Leonel Del Rey de. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Belo Horizonte: Edgard Blucher, 2007.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/sat/textos/articles-106213_archivo.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

LEMOS, E. dos S. Meaningful learning: facilitative strategies and evaluation. Meaningful Learning Review, v. 1, p. 25-35, 201. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/16653/2/evelyse2_lemos_IOC_2011.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 66 ed. Rio de Janeiro

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2ª. Ed. São Paulo: EPU, 2011.

PELLIZARI, A.; KRIEGL, M. de L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p. 37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000393-74efd75e9b/MEQII-2013-%20TEXTOS%20COMPLEMENTARES-%20AULA%205.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

RAABE, A.; GOMES, E. B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, v./n. 26, ano 10, 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em 27 fev. 2020.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica LENPES-PIBID de Ciências Sociais, Londrina, v. 1, n. 2, p. 1-16, jul.-dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

SANTOS, L. C.; GOHR, C. F.; VIEIRA JUNIOR, M. Robocano: uma dinâmica alternativa para ensinar e aprender gestão da produção. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa – PR, v. 09, n. 01, p. 122-146, 2013. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186. Acesso em: 27 fev. 2020.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração de Produção. 3 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

TAVARES, R. Aprendizagem significativa. Revista Conceitos, João Pessoa, p. 55-60, Jun. 2003/Jul. 2004. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~Romero/objetosaprendizagem/Rived/Artigos/2004-RevistaConceitos.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

VIEIRA JUNIOR, N.; ROSSI, C. M. S.; SILVA, J. R. da. Pesquisador em Ciências da Educação: Tecnologias na Educação. Arcos, MG: CEAD IFMG Arcos, 2019.

Downloads

Publicado

18/05/2020

Como Citar

JORGE, Maurício Lourenço; CARPIO, Ricardo Carrasco; XAVIER, Gláucia do Carmo. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PROPOSTA DE UM KIT DIDÁTICO PARA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE COMPONENTES MECÂNICOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9836, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9836. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS