Ensino Médio Integrado e formação docente

estudo de artigos da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18277

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado

Resumo

Considerando os 20 anos do Decreto nº 5.154/2004, realizou-se um estado do conhecimento acerca da formação docente para o Ensino Médio Integrado (EMI), baseado em artigos publicados na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). A pesquisa partiu de uma busca no Portal de Periódicos da Capes, sendo encontrados 97 artigos. Após leitura dos títulos, resumos, palavras-chave e, às vezes, do texto completo, foram selecionados 10 estudos que tratavam desse tema. Os artigos apontam limitações na formação inicial e continuada de docentes que atuam no EMI e destacam as dificuldades destes em praticar o currículo integrado. Urge a formação contínua de docentes, a reflexão sobre as práticas e a realização de planos de trabalho com professores de áreas distintas para a criação de um projeto que integre trabalho, ciência e cultura.

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Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (UFPB), doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/CNat).

Leonardo Leonidas de Brito, Colégio Pedro II

Pós Doutor em Educação Profissional pelo IFRN. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor Titular do Departamento de História do Colégio Pedro II (RJ). Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017.Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT)Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. Reeleito para o biênio 2022-24. Membro do comitê gestor nacional do ProfEPT (2021-2023).Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ensino (Pós Ensino - IFRN, UERN e UFERSA) - Mestrado e Doutorado. Líder do grupo de pesquisa Observatório do Proeja na rede federal. Membro do Conselho Editorial da Imperial Editora do Colégio Pedro II (2024-2026).

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Publicado

16.07.2025

Como Citar

CASTAMAN, Ana Sara; SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRITO, Leonardo Leonidas de. Ensino Médio Integrado e formação docente: estudo de artigos da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. E18277, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18277. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18277. Acesso em: 10 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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