Ensino Médio Integrado e formação docente
estudo de artigos da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18277Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Currículo IntegradoResumo
Considerando os 20 anos do Decreto nº 5.154/2004, realizou-se um estado do conhecimento acerca da formação docente para o Ensino Médio Integrado (EMI), baseado em artigos publicados na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). A pesquisa partiu de uma busca no Portal de Periódicos da Capes, sendo encontrados 97 artigos. Após leitura dos títulos, resumos, palavras-chave e, às vezes, do texto completo, foram selecionados 10 estudos que tratavam desse tema. Os artigos apontam limitações na formação inicial e continuada de docentes que atuam no EMI e destacam as dificuldades destes em praticar o currículo integrado. Urge a formação contínua de docentes, a reflexão sobre as práticas e a realização de planos de trabalho com professores de áreas distintas para a criação de um projeto que integre trabalho, ciência e cultura.
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