INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9496Palavras-chave:
Currículo, Interdisciplinaridade, Educação ProfissionalResumo
Este texto tem como objetivo colocar em discussão a relevância de um currículo interdisciplinar para uma formação humana mais completa. Em tempos de globalização e internacionalização do conhecimento ocasionado pelos recentes avanços da ciência e da tecnologia, torna se necessário e urgente empreender ações que visem à revisão e a atualização do currículo com conteúdos em sintonia com a contemporaneidade. O trabalho buscou fundamentação teórico-conceitual nos estudiosos vinculados ao pensamento crítico que contribuem para a Educação Profissional e Tecnológica-EPT. Utilizou-se o método qualitativo de levantamento de referenciais bibliográficos da área estudada e de documentos oficiais reguladores e orientadores do currículo integrado. O resultado do estudo revela que a interdisciplinaridade ainda é um desafio, mas também uma possibilidade na construção de um currículo integrado.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5.ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2013.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 10 de nov. 1937. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 nov. 1937. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 28 fev. 2020.
BRASIL. Decreto n. 7.566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o Ensino
Profissional Primário e Gratuito. Publicação Original [Coleção de Leis do
Brasil de 31/12/1909 - vol. 002] (p. 445, col. 1). Disponível em:
http://legis.senado.leg.br/norma/589450. Acesso em: 28 de fev. 2020.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004.Regulamenta o § 2º do art.36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras
providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2004/decreto/d5154.htm. Acessado em 26 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de
Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev..2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 27 de fev. 2020.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 de fevereiro de 2020.
CASCINO, Fabio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de
professores. 4 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário. vol. 3, n. 3, 2005. DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122. Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano
Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São
Paulo: Cortez, 2018.
FAZENDA, Ivani C. (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, Ivani C. (org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.
FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas,
SP: Papirus, 1998.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino
médio integrado: concepções e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez,
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no
Brasil. 3 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São
Paulo: Atlas, 2008.
MALDANER, Jair José. Considerações sobre trabalho e educação em Marx.
Revista Filosofazer, Passo Fundo, v. 49, n. 27, p. 9-20, jul./dez. 2016. ISSN 2526-5709. Disponível em:
http://filosofazer.ifibe.edu.br/index.php/filosofazer/article/view/212. Acesso em: 01 nov. 2019.
MALDANER, Jair José. Considerações sobre a educação em Gramsci.
Revista Filosofazer, Passo Fundo, v. 38, p. 61-69, jan./jun. 2011. ISSN
-5709. Vol. 1 (2019) 15
MANACORDA, Mario Anghiero. O Princípio educativo em Gramsci. Porto
Alegre: Artmed, 1990. p.201 a 207.
MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio e educação profissional:
dualidade histórica e possibilidade de integração. In: MOLL, Jaqueline
(Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo:
desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed. 2010.
MOURA, DANTE HENRIQUE; LIMA FILHO, DOMINGOS LEITE; SILVA,
MÔNICA RIBEIRO. Politecnia e formação integrada: confrontos
conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação
brasileira. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080,
dez. 2015. Disponíel em:
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acesso em: 10/01/2020
MOURA, D. H. Entrevista. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, v. 2, nº.
, Julho/2016, UERN, Mossoró, RN. Disponivel em:
http://docplayer.com.br/113680725-Recei-revista-ensino-interdisciplinar-v-2-no-05-julho-2016-uern-mossoro-rn.html. Acesso em: 28/02/2020.
RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na
relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline(Org.) e (colaboradores). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed. 2010.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3
ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno.(org.). Saberes e incertezas sobre o currículo.
São Paulo: Penso, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e
históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34,
p.152-165, jan./abr. 2007. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 28/02/2020.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, Mar. 2003. Disponivel em:
http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Acesso em:
/02/2020.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SOUZA JUNIOR, Antonio de. A
educação profissional no Brasil. Rev. Interacções, Santarém - Portugal, vol.12 n.º 40, 2016, p. 152-169, 17 de janeiro de 2017. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.25755/int.10691. Acesso em: 31 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.