A inclusão de surdos

uma proposta bilíngue para além da integração no ensino médio durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12403

Palavras-chave:

Integração, Inclusão, Omnilateralidade, Bilinguismo, Libras.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar possibilidades de ações formativas centradas no bilinguismo durante a pandemia de covid-19. O estudo está fundamentado nos aportes teóricos vygotskyanos por meio do qual propomos uma reestruturação do processo de ensino-aprendizagem que conduza a uma formação humana integral daqueles sujeitos, levando em conta seus aspectos sociohistóricos e culturais, bem como suas necessidades no contexto situado em que estão inseridos. O método utilizado foi o de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, com delineamento do tipo estudo de caso. O resultado da pesquisa releva que as práticas da diversidade linguística suscitam o desenvolvimento intelectual do aluno surdo, o que contribui para a reestruturação de uma formação omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo Dos Santos Junior, Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Intérprete/tradutor de Libras ceritificado pelo Prolibras; Bacharel em Teologia e professor do Seminário Teológico Batista do Tocantins; Licenciado em Sociologia. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal do Tocantins - TO; Diretor da Escola Municipal Izabel Costa - Conceição do Tocantins-TO

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Pesquisador/Doutor em Linguistica e Práticas sociais. Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Palmas, IFTO

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Pesquisador/Doutor coordenador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Palmas, IFTO

Heloisa Beatriz Cordeiro Moreira, Instituto Federal do Ceará – IFCE

Prof. Dra. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT – Instituto Federal do Ceará – IFCE

Referências

AMORIM, Gildete (coord.). Cartilha em Libras “o que é o novo coronavírus?”. ProexEmAção: UFF - RJ. 2020. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=cartilha-em-libras-o-que-e-o-novo-coronavirus> acesso em 10 de jun. 2020.

BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 de dez.1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf> acesso em 03 de out. de 2019.

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília: DF, abr. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> acesso em 03 de out. de 2019.

BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Brasília: DF, dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm> acesso em 03 de out. de 2019.

BRASIL,LEI Nº 12.319, de 1 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília: DF, set. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12319.htm> acesso em 20 de abr. de 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, dez. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ > acesso em 19 de Nov. 2019

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. E Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

ELIAS, Alexandre. Coronavírus: Sinalário em Libras v.1. Youtube, 22 mar. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=uEwmd23eJu4> acesso em 19 de jun. 2020.

FELIPE, Tanya A. Libras em contexto. 7ª ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Gráfica, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo : Atlas, 2008.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda : linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. 5ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

GESSER, Audrei. Do patológico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas. Trab. Ling. Aplic, Campinas, 47(1) Jan./Jun. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/tla/v47n1/v47n1a12.pdf> acesso em 29 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132008000100013

HAND TALK. Aprenda com o Hugo como se prevenir do Coronavírus. Youtube, 20 mar. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=soSmWZeRWQs> acesso em 19 de jun de 2020.

MACHADO, Elielza da Silva Cruz. O surdo na rede regular de ensino: integração x inclusão. Revista Transformar. 7ª Ed. UNIFSJ, 2015. Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/27> acesso em 01 de jun. 2020.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007

Mantoan, M. T. E. Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna , 2003.

QUADROS, Ronice Muller de. O ‘BI’ em bilinguismo na educação de surdos. In: FERNANDES, Eulália (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005 p. 26-36.

ROCHA, Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil. Aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. v. 1. Rio de Janeiro: INES,2007.

SANTOS, Katia Regina. Educação especial e escola: reflexões sobre os projetos educacionais para alunos surdos. In: FERNANDES, Eulália (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005 p. 51-64.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SASSAKI. R.K Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. Brasília: ano 1, n. 1, p. 19-23, out. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf> acesso em 02 de abr. 2020.

SILVA, Roseane Cristina. A inclusão de surdos: uma reflexão sobre a educação bilíngue, divergências e pensamentos em relação ao processo educacional. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, n. 1, Jan./Jun. 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/78/10 DOI: https://doi.org/10.22408/reva31201878373-387

UNESCO.Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE). Declaração de Salamanca de princípios, política e prática para as necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> acesso em 04 de abr. 2020.

UNITEVÊ-UFF. Glossário de Libras do Coronavírus Covid-19. Youtube, 05 maio 2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=-snZ0P7x_0A>. Acesso em: 19 jun. 2020.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. v. 5. Fundamentos de Defectología.Madrid: Visor, 1997

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo : Martins Fontes, 1994.

VYGOTSKY, L.S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf> acesso em 22 de abr. 2020.

Downloads

Publicado

22/03/2023

Como Citar

JUNIOR, Edivaldo Dos Santos; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; MALDANER, Jair José; MOREIRA, Heloisa Beatriz Cordeiro. A inclusão de surdos: uma proposta bilíngue para além da integração no ensino médio durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12403, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12403. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12403. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.