A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PPCs E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CAMPUS PALMAS DO IFTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10860

Palavras-chave:

Educomunicação. Formação. Práticas Pedagógicas, Projeto Pedagógico de Curso, Ensino Profissional Integrado ao Médio.

Resumo

Analisa a presença da educomunicação nas práticas pedagógicas no âmbito do Ensino Profissional Integrado ao Médio, tendo como lócus do estudo o Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para tanto buscou-se por meio de pesquisa documental analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e levantar dados das práticas docentes por meio de questionário. Utilizou-se ainda a pesquisa bibliográfica para conceituação e entendimento da educomunicação, buscando apontar sua importância para a formação ampla e integral. Na discussão e resultados o artigo aponta que embora o termo educomunicação não esteja presente nos PPCs, há um ideal educomunicativo nos projetos que permite seu implemento. As considerações finais destacam a necessidade do implemento da gestão da comunicação.

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Biografia do Autor

Eliane Vieira de Ataides Valim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência do Ensino Superior e mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atua como jornalista no Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Campus Palmas, IFTO.

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d’excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Campus Palmas - IFTO.

Weimar Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Professor do curso do curso de Licenciatura em Física.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

VALIM, Eliane Vieira de Ataides; SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira de; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; CASTILHO, Weimar. A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PPCs E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CAMPUS PALMAS DO IFTO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10860, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10860. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10860. Acesso em: 14 dez. 2024.

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ARTIGOS

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