FUNDAMENTOS PARA O ESTUDO DO LETRAMENTO DE COMUNIDADES PESQUEIRAS E AQÜÍCOLAS NO BRASIL NO ÂMBITO DA POLÍTICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA ÁREA DA PESCA MARINHA, CONTINENTAL E AQÜICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2864Resumo
O artigo apresenta alguns fundamentos para o estudo do letramento de comunidades pesqueiras e aqüícolas no Brasil, no âmbito da Política de Formação Humana na Área da Pesca Marinha, Continental e Aqüicultura Familiar, criada a partir do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Seap/PR e a Setec/MEC, em dezembro de 2006. Tais fundamentos deverão orientar os estudos sobre a relação que as comunidades pesqueiras e aqüícolas brasileiras mantêm com a escrita em suas práticas sociais, o que deve ser considerado no planejamento e implementação dos programas educacionais destinados à formação e capacitação profissional de pescadores e aqüicultores para a gestão e o aproveitamento sustentável de recursos pesqueiros e aqüícolas no país, que é o objetivo maior da política acima referida.Downloads
Referências
CADERNO DE DEBATE. Tecnologia social no Brasil - Direito à ciência e ciência para a cidadania. São Paulo: Instituto de Tecnologia
Social, 2004.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
LEIMAN, Ângela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP:
Mercado de Letras, 1995.
MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. Termo de Cooperação Técnica nº 02/2006 que entre si celebram o Ministério da Educação e a
Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, no âmbito da Política para a Formação Humana na Área
da Pesca Marinha, Continental e Aqüicultura Familiar. Brasília, 2006.
MOLLICA. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2007.
PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento da educação de jovens e adultos. Belo Horizonte, BH: Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, BH: Autêntica, 2002.
________. Alfabetização e letramento. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
TECNOLOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: para além dos muros da escola. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social, 2004.
TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura. Campinas, SP: Pontes; Editora da Unicamp, 1995.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção Questões da Nossa Época; vol. 47.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.