FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3558

Palavras-chave:

Formação de Professores, EPT, Educação a Distância.

Resumo

Com o olhar atento para as propostas da Rede e-Tec Brasil, observa-se que a ampliação da oferta de cursos e vagas por meio da modalidade de educação a distância (EAD) tem levado para as salas de aulas, presenciais ou virtuais, um número expressivo de bacharéis docentes, com formação técnica, atendendo ao que demandam os editais de contratação de professores, mas com pouca ou nenhuma formação pedagógica para o exercício da atividade docente a distância. Sendo assim, o presente artigo buscou catalogar as produções acadêmicas dos últimos seis anos acerca da formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) a distância na Rede Federal de Educação Brasileira, apresentados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e em eventos científicos. Constatou-se a quase inexistência de pesquisas relacionadas à problemática anunciada. Timidamente surgem trabalhos que iniciam discussões sobre a formação de professores para a EPT e em maior proporção para a EAD. Indica-se a urgência de que se aprofundem as discussões e pesquisas acerca desta temática.

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Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação - UFRGS (2013)

Referências

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Publicado

17/12/2015

Como Citar

PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; MASCARELLO VIEIRA, Marilandi Maria. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 22–31, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2015.3558. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3558. Acesso em: 20 abr. 2024.

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