Práticas pedagógicas inclusivas com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: impactos e desafios no ensino técnico integrado do IFMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16078

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Praticas pedagogicas Inclusivas, Ensino medio integrado, Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon, Educação Profissional e Tecnologica

Resumo

O estudo se concentra no IFMA, campus Timon, e visa avaliar como o uso das tecnologias digitais impacta as práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio integrado. Os objetivos incluem a descrição das diretrizes para o uso de tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica, a identificação dos desafios percebidos pelos docentes e a elaboração de um guia de práticas pedagógicas. A metodologia adotada é de natureza aplicada e qualitativa, envolvendo a seleção de professores representativos dos diferentes cursos do campus. O estudo chegou à conclusão de que a integração das tecnologias digitais impacta a educação no IFMA contribuindo para uma educação mais acessível, oferecendo recursos que possibilitam adaptações para alunos com necessidades específicas e diferentes estilos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas. Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, FAPEMA. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Biotecnologia. Mestre em Engenharia da Computação e Sistemas. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Redes de Computadores e Bacharel em Sistemas de Informação. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Atuante nas Linhas de pesquisa: Educação Inclusiva, Tecnologia Educativa e Computação Aplicada. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Autor de Programas de Computadores com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)

Laiz Mara Meneses Macedo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Mentora acadêmica na Academic Plan Consultoria.

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Publicado

07.08.2025

Como Citar

CHAVES, Adriana Alves da Silva Chaves; PEREIRA, Alvaro Itauna Schalcher; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves; MACEDO, Laiz Mara Meneses. Práticas pedagógicas inclusivas com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: impactos e desafios no ensino técnico integrado do IFMA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16078 , 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16078. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16078. Acesso em: 24 ago. 2025.

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