Práticas pedagógicas inclusivas com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: impactos e desafios no ensino técnico integrado do IFMA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16078Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Praticas pedagogicas Inclusivas, Ensino medio integrado, Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon, Educação Profissional e TecnologicaResumo
O estudo se concentra no IFMA, campus Timon, e visa avaliar como o uso das tecnologias digitais impacta as práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio integrado. Os objetivos incluem a descrição das diretrizes para o uso de tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica, a identificação dos desafios percebidos pelos docentes e a elaboração de um guia de práticas pedagógicas. A metodologia adotada é de natureza aplicada e qualitativa, envolvendo a seleção de professores representativos dos diferentes cursos do campus. O estudo chegou à conclusão de que a integração das tecnologias digitais impacta a educação no IFMA contribuindo para uma educação mais acessível, oferecendo recursos que possibilitam adaptações para alunos com necessidades específicas e diferentes estilos de aprendizagem.
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