Possibilidades de engajamento discente na Educação Profissional e Tecnológica através da aprendizagem vivencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11102

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Marketing. Lúdico. Aprendizagem.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais desafiante ao professor, exigindo novas metodologias que despertem atenção e o interesse dos alunos, caracterizados como uma geração digital. O estudo tem como objetivo ampliar a discussão sobre as possibilidades de engajamento do discente, tendo como objeto de análise, a vivência´de atividades lúdicas na disciplina de Fundamentos de Marketing integrante do Curso Técnico em Administração – campus Santo Augusto/RS. A pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, descrevendo dois casos aplicados na prática do ensino de forma lúdica. Os resultados demonstram que a atividade lúdica é uma experiência eficaz permitindo a aprendizagem vivencial, na qual o aluno assimila os conceitos trabalhados teoricamente, exercendo competências como criatividade, inovação, trabalho em equipe e proatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Beatriz Nunes Ceretta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Bacharel em Administração, pós graduada em Marketing, Mestre em Desenvolvimento pela UNIJUI.

Professora de administração e pesquisadora na área de Administração, Marketing e empreendedorismo.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

FERNANDES, Lúcia; WERNER, Cláudia Maria Lima. Sobre o uso de jogos digitais para o ensino da engenharia de software. Simpósio Brasileiro de Engenharia de Softwre, 2009. Disponível em: http://fees.inf.pucrio.br/FEESArtigos/artigos/artigos_FEES09/FEES_3.pdf. Acesso em: 27/05/2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2003.

KAIRISTO-MERTANEN, Liisa; PENTTILÄ, Taru; PUTKONEN, Ari. Embedding innovation skills in learning – developing cooperation between working life and universities of applied sciences In: LEHTO, Anttoni; KAIRISTO-MERTANEN, Liisa; PENTTILÄ, Taru (eds) Towards InnovationPedagogy: a new approach to teaching and learning for universities of applied sciences. Reports from Turku University of Applied Sciences – TURKU – Finlândia, 2011.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

KOLTER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing.7ª.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. V.1, nº 1(jun.2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008a. Anual.

MALDANER, Jair José. A formação docente para a educação profissional e Tecnológica: uma breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 182-195, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811>. Acesso em: 31 ago. 2020.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

PENTTILÄ, Taru; KAIRISTO-MERTANEN, Liisa; PUTKONEN, Ari; LEHTO,Anttoni. Innovation Pedagogy: A estrategic learning approach for the future. In: LEHTO, Anttoni; PENTTILÄ, Taru (eds). Reports from Turku University of Applied Sciences – TURKU – Finlândia, 2013.

PINE II, Joseph; GILMORE, James, H. Espetáculo dos Negócios: despertem emoções que seduzam os clientes, sensações intensas determinam o valor de produtos e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

VEIGA, Ilma Passos de Oliveira. Projeto político-pedagógico da escola. Uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

28/10/2021

Como Citar

CERETTA, Simone Beatriz Nunes. Possibilidades de engajamento discente na Educação Profissional e Tecnológica através da aprendizagem vivencial. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11102, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11102. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11102. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.