Tecnologia educacional para a EJA é possível?
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13556Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino-Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões e sistematizações sobre as contribuições do uso das novas tecnologias educacionais para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos que compõem as salas da Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivos específicos dialogar sobre os impactos da tecnologia nas gerações, como ela se tornaram imprescindíveis para a evolução da sociedade e suas contribuições para a criação de novas metodologias tecnológicas nas salas de aula, principalmente para os alunos da EJA. Por tanto, dentro dessas nuances surge o problema da pesquisa: De que forma o uso da tecnologia digital/educacional pode possibilitar uma aprendizagem eficiente para os alunos da EJA? Para isso utilizou-se a metodologia de uma revisão sistemática da literatura, onde será utilizada como base para o desenvolvimento das discussões, pois o artigo trata de uma pesquisa com cunho bibliográfico descritivo, trazendo uma abordagem qualitativa pautada em análise literário sobre a importância da tecnologia nas áreas educativas. Conclui-se que o uso das novas tecnologias educacionais são uma forte aliada para o desenvolvimento dos alunos que frequentam as salas da EJA, servindo como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, de modo que essa transformação apresenta mudanças na rotina e na vida não somente dos professores, mas também dos alunos, apresentando a todos uma nova forma de aprender e ensinar.
Downloads
Referências
ALENCAR, A. F. de. A Pedagogia da Migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana. 2007. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://goo.gl/blRgLs. Acesso em: 20 fev. 2021.
BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Nascidos na era digital: outros sujeitos, outra geração. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas, 2012.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Brasília, 2000.
BRASIL, Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação à distância, Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.
CARRANO, Paulo José Rodrigues. Identidades juvenis e escola. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF:UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.
FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o Pdca nas Instituições de Ensino – 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
FEITOSA, Sanmya. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade. 9ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2012.
FERREIRA, A. de A. O computador no processo de ensino-aprendizagem: Da resistência a sedução. 2004. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/viewFile/330/299. Acesso em: 10 fev. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. – 3ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.
ROLKOUSKI, E. Tecnologias no ensino de matemática. Curitiba: Ibpex, 2011.
ROJO, R. (Org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TIC’s. 1ª ed. São Paulo/SP. Parábola. 2013.
SANTOS, Carla Marusa. FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EJA. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG – FAE. 2013.
SILVA, Rosângela Araújo da. Jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações na educação de jovens e adultos. Rio Grande do Norte. 2016.
SOLTOLSKI, C., R. A influência do uso das novas tecnologias na educação. VI EPETEC, OUTUBRO, 2011. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_exatas/01 - SOLTOSKI_SOUZA.pdf. Acesso em 12 de Fev. 2021.
SOUSA, M. C. S.; A.L.F, SILVA. O conhecimento prévio do aluno da EJA em questão: uma análise do universo do aluno da EJA e seus saberes culturais. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do
CNFL. Rio de Janeiro: CNFL, 2014. v. XVIII. p. 189-203.
ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.