Tecnologia educacional para a EJA é possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13556

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino-Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões e sistematizações sobre as contribuições do uso das novas tecnologias educacionais para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos que compõem as salas da Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivos específicos dialogar sobre os impactos da tecnologia nas gerações, como ela se tornaram imprescindíveis para a evolução da sociedade e suas contribuições para a criação de novas metodologias tecnológicas nas salas de aula, principalmente  para os alunos da EJA. Por tanto, dentro dessas nuances surge o problema da pesquisa: De que forma o uso da tecnologia digital/educacional pode possibilitar uma aprendizagem eficiente para os alunos da EJA? Para isso utilizou-se a metodologia de uma revisão sistemática da literatura, onde será utilizada como base para o desenvolvimento das discussões, pois o artigo trata de uma pesquisa com cunho bibliográfico descritivo, trazendo uma abordagem qualitativa pautada em análise literário sobre a importância da tecnologia nas áreas educativas. Conclui-se que o uso das novas tecnologias educacionais são uma forte aliada para o desenvolvimento dos alunos que frequentam as salas da EJA, servindo como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, de modo que essa transformação apresenta mudanças na rotina e na vida não somente dos professores, mas também dos alunos, apresentando a todos uma nova forma de aprender e ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Magno dos Santos Vale, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU; Atualmente é Pesquisador no Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia CRDH/UNEB; Coordenador do Grupo Pedagogia da Revolução, Educação e Cultura- PREC; Professor/Palestrante na Defesa Civil de Salvador/BA-CODESAL nos projetos socioeducativo Defesa Civil nas Escolas-PDCE e no Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim- NUPDEC MIRIM; Foi Membro do projeto LUDARTE e Monitor voluntário da Brinquedoteca Cora Coralina, situada no Campus da UNEB em Lauro de Freitas/BA.

Referências

ALENCAR, A. F. de. A Pedagogia da Migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana. 2007. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://goo.gl/blRgLs. Acesso em: 20 fev. 2021.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Nascidos na era digital: outros sujeitos, outra geração. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas, 2012.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Brasília, 2000.

BRASIL, Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação à distância, Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.

CARRANO, Paulo José Rodrigues. Identidades juvenis e escola. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF:UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o Pdca nas Instituições de Ensino – 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

FEITOSA, Sanmya. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade. 9ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2012.

FERREIRA, A. de A. O computador no processo de ensino-aprendizagem: Da resistência a sedução. 2004. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/viewFile/330/299. Acesso em: 10 fev. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. – 3ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

ROLKOUSKI, E. Tecnologias no ensino de matemática. Curitiba: Ibpex, 2011.

ROJO, R. (Org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TIC’s. 1ª ed. São Paulo/SP. Parábola. 2013.

SANTOS, Carla Marusa. FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EJA. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG – FAE. 2013.

SILVA, Rosângela Araújo da. Jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações na educação de jovens e adultos. Rio Grande do Norte. 2016.

SOLTOLSKI, C., R. A influência do uso das novas tecnologias na educação. VI EPETEC, OUTUBRO, 2011. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_exatas/01 - SOLTOSKI_SOUZA.pdf. Acesso em 12 de Fev. 2021.

SOUSA, M. C. S.; A.L.F, SILVA. O conhecimento prévio do aluno da EJA em questão: uma análise do universo do aluno da EJA e seus saberes culturais. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do

CNFL. Rio de Janeiro: CNFL, 2014. v. XVIII. p. 189-203.

ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

Downloads

Publicado

27/12/2022

Como Citar

VALE, Rodrigo Magno dos Santos. Tecnologia educacional para a EJA é possível? . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13556, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13556. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13556. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.