Mapeamento dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual na Educação Profissional e Tecnológica: as políticas de diálogos inclusão nos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13518

Palavras-chave:

Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual, Gênero, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O artigo apresenta o mapeamento das produções acadêmicas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  acerca dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual nos Institutos Federais, com o objetivo de conhecer esses núcleos e suas ações em prol das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ no contexto da EPT. No referencial teórico foram utilizados Louro (2008) e Michael Foucault (1988) para abordar gênero e sexualidade; Moura (2013), Manacorda (1990),Ciavatta (2012) e Cavalcanti, Gemaque e Nogueira (2021) para discutir EPT e formação integrada. Os núcleos ainda são espaços abertos à pesquisa, sendo fundamentais para a promoção da formação humana integral, inclusiva e democrática de minorias sociais no contexto educacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Mendonça Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA - Campus Belém. É pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN e do Grupo de Pesquisa Clio: mulheres, diversidade e ciência na Amazônia-IFPA-CNPq. 

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA, onde atua no ensino de História no Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em História, na Especialização em Tecnologia Social em saneamento, saúde e meio ambiente na Amazônia e no Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica-PROFEPT. Colaboradora no PPGEP-IFRN. Pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN e Líder do Grupo de Pesquisa Clio: mulheres, diversidade e cicência na Amazônia. 

Ilane Ferreira Cavalcante, Professora de Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional -IFRN. Pesquisadora do Observatório da Diversidade.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP).  professora visitante do PROFEPT/IFPA, no biênio 2020/2021. Pós-doutotanda em Ciências da Educação da Universidade de Évora/PT. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura.

Referências

ABGLT. Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Manual de Comunicação LGBT. Curitiba: ABGLT, 2010. Disponível em:<https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Manual-de-Comunica%C3%A7%C3%A3o-LGBT.pdf>. Acesso em: 13 set. 2021.

ALVES, André Nogueira. Entre o silenciamento naturalizado e o eco escolar da comunidade lgbtq+: a emergência da existência/resistência do nuged – ifsul. Tese ( Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras) UFPEL: Pelotas, 2019. Disponível em: < http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/6411/1/TESE_Andre_Nogueira_Alves.pdf> . Acesso em: 1 out. 2021.

BALSAMO, Gisiê Mello. Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso técnico integrado em agropecuária do Instituto Federal Farroupilha- campus são vicente do sul. 2020. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em:< https://www.iffarroupilha.edu.br/produtos-profept>. Acesso em: 20 out. 2021.

BORTOLETTO, Guilherme Engelman. LGBTQIA+: identidade e alteridade na comunidade. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos Culturais). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: < https://paineira.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/guilherme_engelman_bortoletto.pdf>. Acesso em: 9 set. 2021.

BRASIL, Ministério Público Federal. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. O Ministério Público e a Igualdade de Direitos para LGBTI: Conceitos e Legislação. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Ministério Público do Estado do Ceará. – 2. ed., rev. e atual. – Brasília: MPF, 83p. 2017. Disponível em:< http://www.sindsaudejau.com.br/cartilhas/igualdade-direitos.pdf>. Acesso em: 10 set. 2021

CAVALCANTI, N.; GEMAQUE, R.; NOGUEIRA, N. Eu sou viado, sou gay, sou bichinha, eu sou isso mesmo: sujeitos da educação profissional e enfrentamento à cis heteronormatividade. Revista COR LGBTQIA+. Vol. 1. N. 1. Curitiba, 2021.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: GAUDÊNCIO, Frigotto; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; GARCIA, Sandra; CORRÊA, Vera (Orgs.). Ensino Médio Integrad: concepção e contradições. – 3.ed.- São Paulo: Cortez, 2012.

CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que Lutamos? Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan./abr., 2014. Disponível em: < http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Ciavatta_ensino_integrado_politecnia_educacao_omnilateral.pdf >. Acesso em: 6 out. 2021.

DINIS, Nilson Fernandes. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 103, p. 477-492, maio/ago., 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/09.pdf>. Acesso em: 30 set. 2021

FAUTH, Arthur Felippe Kinzel. Gênero e sexualidade em cena: dos modos de (re) existência numa perspectiva de educação para diversidade. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em:< https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8158098>. Acesso em: 24 out. 2021.

FOUCAULT, Michael. História da sexualidade I: A vontade de saber. 13 ed., Rio de Janeiro: edições Graal, 1988. p.149. Disponível em:<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2940534/mod_resource/content/1/Hist%C3%B3ria-da-Sexualidade-1-A-Vontade-de-Saber.pdf>. Acesso em: 15 set. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. p. 125-150. Disponível em:< https://proen.ifes.edu.br/images/stories/Institutos_Federais_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_-_Rela%C3%A7%C3%A3o_com_o_Ensino_M%C3%A9dio_Integrado_e_o_Projeto_Societ%C3%A1rio_de_Desenvolvimento.pdf> Acesso em: 28 out. 2021.

GUERCH, Cristiane Ambrós; CONTO, Janete Maria do. Trabalhando questões de Gênero e Diversidade Sexual na Educação Profissional e Tecnológica. V Simpósio Internacional em Educação Sexual. Maringá, 2017. Disponível em: <http://www.sies.uem.br/trabalhos/2017/3163.pdf>. Acesso em: 4 out. 2021

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. Brasília- DF, abr. 2012. 24p. Disponível em:<https://www.sertao.ufg.br/up/16/o/ORIENTA%C3%87%C3%95ES_POPULA%C3%87%C3%83O_TRANS.pdf?1334065989>. Acesso em: 13 set. 2021.

JUNIOR, Ivanildo Alves de Lima. O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Pernambuco, 2020. Disponível em:< https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/262>. Acesso em: 6 out. 2021.

KAMEL, Luciana; PIMENTA, Cristina. Diversidade sexual nas escolas: o que os profissionais de educação precisam saber. 1ed., Rio de Janeiro: ABIA, 2008. 48p. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/bitstream/handle/11465/868/20.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 set. 2021.

LOPEZ, Jesusa Rita Fidalgo Sanchez. Relação entre PDI, identidade institucional e gestão participativa nos Institutos Federais do Brasil: Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento. 2015. 178p. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação). Universidade do Estado da Bahia, Salvador-BA, 2015. Disponível:<http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/02/JESUSA-RITA-FIDALGO-SANCHEZ-LOPEZ.pdf>. Acesso em: 17 set. 2021.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em:< https://www.ufpb.br/escolasplurais/contents/noticias/e-books/secao-1-10-32-de-de-finibus-bonorum-et-malorum-escrita-por-cicero-em-45-ac>. Acesso em: 14 out. 2021.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas –SP, v. 19, n. 2, p.17-23, maio/ago. 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a03v19n2.pdf>. Acesso em: 13 set. 2021.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MORAIS, Johana de Angelis Cavalcanti de. Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios no mundo do trabalho. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Pernambuco, 2020. Disponível em:< https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/261>. Acesso em: 8 out. 2021.

MOURA. Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 21 set. 2021.

NOGUEIRA, Natasha.; CAVALCANTI, Natália.; FERREIRA, Kirla. Pratiques Enseignantes et Diversité Sexuelle dans le cadre de l’Éducation Professionnelle et Technologique à l'IFPA -Campus de Belém. In: CAVALCANTE, I.; GLEYSE, J.; NETO, A.; THOMAS, J.(Org.) Sexe, Sexualité et Genre dans l´enseignement professionnel au Brésil et en France: etudes exploratoires. Paris: Editiones L’Harmattan, 2021. Disponível em:<https://www.editions-harmattan.fr/livre-sexe_sexualite_et_genre_dans_l_enseignement_professionnel_au_bresil_et_en_france_etudes_exploratoires_ilane_ferreira_cavalcante_jacques_gleyse_avelino_de_lima_neto_julie_thomas-9782343210391-68439.html>. Acesso em: 08 set. 2021.

PACHECO, Eliezer (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e

tecnológica. Brasília: Fundação Santillana, 2011. São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em: <https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf>. Acesso em: 8 out. 2021.

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre a Formação Docente. Belo Horizonte, v.09, n.15, p.79-94, ago./dez. 2016. Disponível em:<https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/download/142/130>. Acesso em: 20 set. 2021

PINO, Aline Muras de Oliveira. Diversidade Sexual e Educação: uma relação de desafios e possibilidades. Natal: Editora IFPE, 2017. Disponível em:< https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1504/DIVERSIDADE%20SEXUAL%20E%20EDUCAC%cc%a7A%cc%83O.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 out. 2021.

REIS, Toni. Homofobia e a escola. In: LUZ, Nanci Stancki da (Org); CARVALHO, Marilia Gomes de (Org). CASAGRANDE, Lindamir Salete (Org). Construindo a igualdade na diversidade:gênero e sexualidade na escola. 22 ed. Curitiba: UTFPR, 2009. 286p. Disponível em:<https://www.tjpr.jus.br/documents/12054912/13676316/Construindo+a+Igualdade+na+Diversidade+g%C3%AAnero+e+sexualidade+na+escola++Nanci+Stancki+da+Luz+e+outros.pdf/2e78a874-ef8a-f834-9d69-9ae3961a3ed9>. Acesso em: 29 set. 2021.

ROCHA, Ana Paula Quintino. Educação, gênero e cidadania: a formação para a diversidade no ensino médio integrado ao técnico da educação profissional e tecnológica. 2020.145p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Minas Gerais, 2020. Disponível em:< https://ifnmg.edu.br/dissertacoes-e-produtos-educacionais-profept> . Acesso em: 11 out. 2021.

SANTOS, Elza Ferreira. Educação profissional, subjetivação e gênero: um estudo a partir do Instituto Federal de Sergipe. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”. 2012, São Cristóvão - SE. Anais [...]. Disponível em:< https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10182/13/12.pdf>. Acesso em: 22 out. 2021.

SANTOS, Elza Ferreira; SANTOS, Ieda Fraga; NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. Relações de gênero e educação profissional: a presença das mulheres. Educação: Teoria Prática, Rio Claro –SP, v. 30, n. 63, 2020. Disponível em:< https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13561/11769>. Acesso em: 18 out. 2021.

SAUERESSIG, Gislaine Gabriele. Relações de gênero na educação profissional tecnológica: mapeamento das violências sofridas por mulheres no Campus Sapucaia do Sul do IFSUL. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em:< https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585174?mode=full>. Acesso em: 14 out. 2021.

SCHMITT, Adriana Regina Vettorazzi. Mulheres Sim: análise da inclusão e emancipação na voz das egressas do IFSC- São Miguel do Oeste. 2020. 193p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2020. Disponível em: < https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/1479/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Adriana_Vettorazzi_Schmitt.pdf?sequence=1&isAllowed=y> . Acesso em: 20 out. 2021.

SILVA, Ariana Kelly Leandra Silva da. Diversidade sexual e de gênero: a construção do sujeito social. Revista NUFEN [online], Belém, v.5, n.1, p. 12-25, jan./jul. 2013. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v5n1/a03.pdf> Acesso em: 15 set. 2021.

VIANNA, C; UNBEHAUM, S. Contribuições da produção acadêmica sobre gênero nas políticas educacionais: elementos para repensar a agenda. In: CARREIRA, D. et al. Gênero e educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais. São Paulo: Ação Educativa, Cladem, Ecos, Geledés, Fundação Carlos Chagas, 2016. Disponível em:< https://generoeeducacao.org.br/wp-content/uploads/2016/12/generoeducacao_site_completo.pdf> . Acesso em: 24 out. 2021.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

NOGUEIRA, Natasha Mendonça; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Mapeamento dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual na Educação Profissional e Tecnológica: as políticas de diálogos inclusão nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e13518, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.13518. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13518. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.