A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12817Palavras-chave:
tripé ensino, pesquisa e extensão, Formação Docente, Institutos Federais.Resumo
Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou compreender como a temática “ensino, pesquisa e extensão”, vista de forma indissociável, e “formação docente” dos professores dos Institutos Federais – IFs vem sendo tratada na produção acadêmico-científica. Especificamente, buscou-se observar o avanço acadêmico sobre a influência da prática do tripé ensino, pesquisa e extensão sobre a formação dos docentes dos Institutos Federais, na perspectiva da garantia de uma formação docente capaz de fomentar uma educação emancipadora. Foi realizado um estudo de revisão de literatura no Repositório da CAPES, encontrando-se dez publicações que trazem a temática por meio de abordagens diferenciadas. A Revista Holos se destacou como meio de socialização do conhecimento produzido sobre essa temática. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender um recorte do cenário de debates sobre formação docente e IFs. Os autores abordaram a inexistência de formação inicial e continuada para os docentes da Educação Profissional Tecnológica (EPT) e enfatizam a importância de se consolidar a identidade do docente da EPT. Dois estudos se destacaram por abordarem a importância da práxis do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação docente. No geral, percebe-se que essa temática ainda pode ser aprofundada em estudos acadêmicos.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a qualificação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
AZEVEDO, M. A; TAVARES, A. M. B. Educação de jovens e adultos e educação profissional no Brasil: caminhos e descaminhos no contexto da diversidade. Holos, v. 4, p. 107-118. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3182/1130> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3182
BARBOSA, J. G; LOPES, C. E. Desafios e particularidades narrados pelos docentes da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais. Educ. Matem. Pesq. v. 21, n.01, p. 477-495, 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37892> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p477-495
CARNEIRO, I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. M. D. A produção acadêmica da formação de professores na educação profissional. Holos, v. 03, p. 201-227, 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 168-194, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014> Acesso em: 19 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014
GRABOWSKI, G; KUENZER, A. Z. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22– 32, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/4983/1566> Acesso em: 17 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4983
KARASINSKI, E. do N. Formação docente e a permanência e êxito na educação profissional e tecnológica. RBEPT – Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v.02, n.122, p. 01-19, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8603/pdf> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8603
KUENZER, A Z; MELO, A de; FERRETTI, C; FRIGOTTO, G. Educação profissional: desafios e debates. In: COSTA, R. R. S; URBANETZ, S. T. (Org) Coleção Formação Pedagógica. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Educa%c3%a7%c3%a3o-Profissional-desafios-e-debates.pdf> Acesso em: 12 mai. 2021.
LOURENZET, D; ANDREOLLA, F. Formação de educadores para a educação profissional: a articulação ensino-pesquisa-extensão. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V.1, n. 18, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6136/pdf Acesso em: 19 mai. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6136
MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V.1, n. 1, p. 08-22, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862 Acesso em: 19 mai. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862
MALDANER, J. J. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 02, n. 03, p. 182-195, 2017. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811> Acesso em: 19 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5811
MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, C.B.; BOSSLE, F. A produção do conhecimento sobre a educação física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Holos, ano 35, v.05, p. 1-20, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.8367
MOTTA, T. C; CAVALCANTE, I. F; LEMOS, E. Política de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V. 1, n. 14, 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6885> Acesso em: 21 mai. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6885
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 01, n. 01, p. 23-38, 2008. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004> Acesso em: 19 mai. 2021
OLIVEIRA, J P de; COSTA, C. L da. Extensão na educação profissional e tecnológica e práticas educativas com comunidade(s): desafios e possibilidades. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36952> Acesso em: 17/05/2021
RAYS, Oswaldo Alonso. Ensino-Pesquisa-Extensão: Notas para pensar a indissociabilidade. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 21, p.71-85, 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034> Acesos em: 17/05/2021
SILVA, F. L. G. R. Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos sobre as novas diretrizes para a formação de professores da educação profissional: identidades profissionais em construção.. Holos, v. 06, p. 156-177, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4986> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4986
SILVA, S. P. O campo de pesquisa da economia solidária no Brasil: abordagens metodológicas e dimensões analíticas. IPEA: Brasília. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8255/1/TD_2361.pdf> Acesso em: 01 ago. 2020.
SILVEIRA, J. A.; SANTIAGO, S. B.; RODRIGUES, B. S. F. Formação continuada de professores para educação profissional e tecnológica. Holos, ano 36, v. 03, p. 01-16, 2020. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642> Acesso em: 23 mai. 2021.
SOUSA, E. P.; SALES, A. L.; SILVA, J. D. P.; LEMOS, D. M.; FRANÇA, E. T. S. S. Formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. Holos, ano 35 v.01, p. 1-12, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.6899
SOUZA, M. J; GUIMARÃES, I. V. Histórias tecidas e publicizadas: formação, identidade e desenvolvimento profissional. Holos, V.02, p.281-300, 2016. Disponivel em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3452> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3452
VERDUM, P. de L. Formação inicial de professores para a educação básica, no contexto dos IFs: propondo indicadores de qualidade, a partir de um estudo de caso no IFRS. 2001. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, PUCRS, Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.