A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12817

Palavras-chave:

tripé ensino, pesquisa e extensão, Formação Docente, Institutos Federais.

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou compreender como a temática “ensino, pesquisa e extensão”, vista de forma indissociável, e “formação docente” dos professores dos Institutos Federais – IFs vem sendo tratada na produção acadêmico-científica. Especificamente, buscou-se observar o avanço acadêmico sobre a influência da prática do tripé ensino, pesquisa e extensão sobre a formação dos docentes dos Institutos Federais, na perspectiva da garantia de uma formação docente capaz de fomentar uma educação emancipadora. Foi realizado um estudo de revisão de literatura no Repositório da CAPES, encontrando-se dez publicações que trazem a temática por meio de abordagens diferenciadas. A Revista Holos se destacou como meio de socialização do conhecimento produzido sobre essa temática.  Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender um recorte do cenário de debates sobre formação docente e IFs. Os autores abordaram a inexistência de formação inicial e continuada para os docentes da Educação Profissional Tecnológica (EPT) e enfatizam a importância de se consolidar a identidade do docente da EPT. Dois estudos se destacaram por abordarem a importância da práxis do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação docente. No geral, percebe-se que essa temática ainda pode ser aprofundada em estudos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a qualificação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

AZEVEDO, M. A; TAVARES, A. M. B. Educação de jovens e adultos e educação profissional no Brasil: caminhos e descaminhos no contexto da diversidade. Holos, v. 4, p. 107-118. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3182/1130> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3182

BARBOSA, J. G; LOPES, C. E. Desafios e particularidades narrados pelos docentes da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais. Educ. Matem. Pesq. v. 21, n.01, p. 477-495, 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37892> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p477-495

CARNEIRO, I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. M. D. A produção acadêmica da formação de professores na educação profissional. Holos, v. 03, p. 201-227, 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 168-194, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014> Acesso em: 19 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014

GRABOWSKI, G; KUENZER, A. Z. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22– 32, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/4983/1566> Acesso em: 17 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4983

KARASINSKI, E. do N. Formação docente e a permanência e êxito na educação profissional e tecnológica. RBEPT – Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v.02, n.122, p. 01-19, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8603/pdf> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8603

KUENZER, A Z; MELO, A de; FERRETTI, C; FRIGOTTO, G. Educação profissional: desafios e debates. In: COSTA, R. R. S; URBANETZ, S. T. (Org) Coleção Formação Pedagógica. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Educa%c3%a7%c3%a3o-Profissional-desafios-e-debates.pdf> Acesso em: 12 mai. 2021.

LOURENZET, D; ANDREOLLA, F. Formação de educadores para a educação profissional: a articulação ensino-pesquisa-extensão. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V.1, n. 18, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6136/pdf Acesso em: 19 mai. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6136

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V.1, n. 1, p. 08-22, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862 Acesso em: 19 mai. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862

MALDANER, J. J. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 02, n. 03, p. 182-195, 2017. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811> Acesso em: 19 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5811

MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, C.B.; BOSSLE, F. A produção do conhecimento sobre a educação física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Holos, ano 35, v.05, p. 1-20, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.8367

MOTTA, T. C; CAVALCANTE, I. F; LEMOS, E. Política de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V. 1, n. 14, 2018. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6885> Acesso em: 21 mai. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6885

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 01, n. 01, p. 23-38, 2008. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004> Acesso em: 19 mai. 2021

OLIVEIRA, J P de; COSTA, C. L da. Extensão na educação profissional e tecnológica e práticas educativas com comunidade(s): desafios e possibilidades. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36952> Acesso em: 17/05/2021

RAYS, Oswaldo Alonso. Ensino-Pesquisa-Extensão: Notas para pensar a indissociabilidade. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 21, p.71-85, 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034> Acesos em: 17/05/2021

SILVA, F. L. G. R. Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos sobre as novas diretrizes para a formação de professores da educação profissional: identidades profissionais em construção.. Holos, v. 06, p. 156-177, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4986> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4986

SILVA, S. P. O campo de pesquisa da economia solidária no Brasil: abordagens metodológicas e dimensões analíticas. IPEA: Brasília. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8255/1/TD_2361.pdf> Acesso em: 01 ago. 2020.

SILVEIRA, J. A.; SANTIAGO, S. B.; RODRIGUES, B. S. F. Formação continuada de professores para educação profissional e tecnológica. Holos, ano 36, v. 03, p. 01-16, 2020. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642> Acesso em: 23 mai. 2021.

SOUSA, E. P.; SALES, A. L.; SILVA, J. D. P.; LEMOS, D. M.; FRANÇA, E. T. S. S. Formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. Holos, ano 35 v.01, p. 1-12, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.6899

SOUZA, M. J; GUIMARÃES, I. V. Histórias tecidas e publicizadas: formação, identidade e desenvolvimento profissional. Holos, V.02, p.281-300, 2016. Disponivel em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3452> Acesso em: 23 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3452

VERDUM, P. de L. Formação inicial de professores para a educação básica, no contexto dos IFs: propondo indicadores de qualidade, a partir de um estudo de caso no IFRS. 2001. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, PUCRS, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

03/11/2022

Como Citar

ABREU, Tatiana Losano de; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12817, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12817. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12817. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.