Ética e uso de inteligência artificial na educação profissional técnica de nível médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17800Palavras-chave:
Ética, Educação Profissional, Inteligência ArtificialResumo
Os princípios éticos na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) no Brasil têm se tornado cada vez mais necessários tendo em vista os avanços científicos e tecnológicos que se encaminham para o uso indiscriminado de inteligência artificial nos processos educativos formais. Dessa forma, objetiva-se, neste artigo, mapear e analisar estudos que tratem de ética para o uso de inteligência artificial (IA) na EPTNM, visando dialogar acerca da imprescindibilidade desse conteúdo de forma articulada nessa modalidade de ensino. Trata-se de um estudo de base bibliográfica, documental e legal com procedimentos de pesquisa inseridos no tipo estado da questão, fundamentado em autores que discutem ética incorporada à vida e às ações humanas e o uso de inteligência artificial na educação. Elegeu-se os descritores: ética e inteligência artificial, e considerou-se como critério de inclusão para análise as produções acadêmicas que procurassem problematizar o ensino na EPTNM. Os resultados identificaram sete trabalhos que tratam do tema. Conclui-se que os trabalhos se aproximam da levantada na pesquisa da qual se origina o presente artigo e dialogam substancialmente com os documentos legais e relatórios que fundamentaram a discussão sobre ética na EPTNM.
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Referências
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