Ética e uso de inteligência artificial na educação profissional técnica de nível médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17800

Palavras-chave:

Ética, Educação Profissional, Inteligência Artificial

Resumo

Os princípios éticos na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) no Brasil têm se tornado cada vez mais necessários tendo em vista os avanços científicos e tecnológicos que se encaminham para o uso indiscriminado de inteligência artificial nos processos educativos formais.  Dessa forma, objetiva-se, neste artigo, mapear e analisar estudos que tratem de ética para o uso de inteligência artificial (IA) na EPTNM, visando dialogar acerca da imprescindibilidade desse conteúdo de forma articulada nessa modalidade de ensino. Trata-se de um estudo de base bibliográfica, documental e legal com procedimentos de pesquisa inseridos no tipo estado da questão, fundamentado em autores que discutem ética incorporada à vida e às ações humanas e o uso de inteligência artificial na educação.  Elegeu-se os descritores: ética e inteligência artificial, e considerou-se como critério de inclusão para análise as produções acadêmicas que procurassem problematizar o ensino na EPTNM. Os resultados identificaram sete trabalhos que tratam do tema.  Conclui-se que os trabalhos se aproximam da levantada na pesquisa da qual se origina o presente artigo e dialogam substancialmente com os documentos legais e relatórios que fundamentaram a discussão sobre ética na EPTNM.

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Biografia do Autor

Leandro Silva Costa, IFRN

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFRN e Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor do IFRN, pesquisador e orientador do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN-IFRN). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Formação em Tecnologias e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (NuTEDS). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (CEP-IFRN).

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação. 

Referências

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Publicado

02.07.2025

Como Citar

COSTA, Leandro Silva; SILVA, Lenina Lopes Soares. Ética e uso de inteligência artificial na educação profissional técnica de nível médio no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e17800, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17800. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17800. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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