Formação de professores e maternidade: uma reflexão sobre ética e estética a partir de uma história de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17729

Palavras-chave:

Ética, Estética, IFRN, Formação de professores, Maternidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as articulações entre a dimensão ética e estética na formação de professores e os processos de subjetivação ligados à maternidade a partir do relato de uma egressa da Licenciatura em Informática do IFRN. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma egressa do referido curso, que engravidou durante a graduação. Como ferramenta para coleta de dados nos utilizamos da entrevista narrativa e, como abordagem analítica, da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Para compreender as dimensões ética e estética da formação e atuação docentes, nos embasamos em Freire (1996), Ghedin (2009) e Kuenzer (2011). Os resultados apontam obstáculos na formação da egressa que podem ser discutidos a partir das dimensões mencionadas, no que diz respeito à temática dos processos de subjetivação ligados à maternidade.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Xavier da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutoranda em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). Mestra em Educação Profissional pelo IFRN (2022). Especialista em Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Diversidade pelo IFRN (Campus Canguaretama). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES e membro do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq).

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2022), Doutora em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) e é membro de outros grupos de pesquisa. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana: festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008) e Mulheres e Letras (2011).

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

COSTA, Maria Carolina Xavier da; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Formação de professores e maternidade: uma reflexão sobre ética e estética a partir de uma história de si. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17729, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17729. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17729. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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