Formação de professores e maternidade: uma reflexão sobre ética e estética a partir de uma história de si
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17729Palavras-chave:
Ética, Estética, IFRN, Formação de professores, MaternidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as articulações entre a dimensão ética e estética na formação de professores e os processos de subjetivação ligados à maternidade a partir do relato de uma egressa da Licenciatura em Informática do IFRN. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma egressa do referido curso, que engravidou durante a graduação. Como ferramenta para coleta de dados nos utilizamos da entrevista narrativa e, como abordagem analítica, da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Para compreender as dimensões ética e estética da formação e atuação docentes, nos embasamos em Freire (1996), Ghedin (2009) e Kuenzer (2011). Os resultados apontam obstáculos na formação da egressa que podem ser discutidos a partir das dimensões mencionadas, no que diz respeito à temática dos processos de subjetivação ligados à maternidade.
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