Mapeamento dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual na Educação Profissional e Tecnológica: as políticas de diálogos inclusão nos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13518

Palavras-chave:

Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual, Gênero, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O artigo apresenta o mapeamento das produções acadêmicas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  acerca dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual nos Institutos Federais, com o objetivo de conhecer esses núcleos e suas ações em prol das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ no contexto da EPT. No referencial teórico foram utilizados Louro (2008) e Michael Foucault (1988) para abordar gênero e sexualidade; Moura (2013), Manacorda (1990),Ciavatta (2012) e Cavalcanti, Gemaque e Nogueira (2021) para discutir EPT e formação integrada. Os núcleos ainda são espaços abertos à pesquisa, sendo fundamentais para a promoção da formação humana integral, inclusiva e democrática de minorias sociais no contexto educacional.  

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Biografia do Autor

Natasha Mendonça Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA - Campus Belém. É pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN e do Grupo de Pesquisa Clio: mulheres, diversidade e ciência na Amazônia-IFPA-CNPq. 

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA, onde atua no ensino de História no Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em História, na Especialização em Tecnologia Social em saneamento, saúde e meio ambiente na Amazônia e no Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica-PROFEPT. Colaboradora no PPGEP-IFRN. Pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN e Líder do Grupo de Pesquisa Clio: mulheres, diversidade e cicência na Amazônia. 

Ilane Ferreira Cavalcante, Professora de Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional -IFRN. Pesquisadora do Observatório da Diversidade.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP).  professora visitante do PROFEPT/IFPA, no biênio 2020/2021. Pós-doutotanda em Ciências da Educação da Universidade de Évora/PT. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura.

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

NOGUEIRA, Natasha Mendonça; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Mapeamento dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual na Educação Profissional e Tecnológica: as políticas de diálogos inclusão nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e13518, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.13518. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13518. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

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