Sobre a Revista

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) é um periódico, exclusivamente eletrônico, de acesso aberto que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A revista aceita manuscritos em português, espanhol, francês e inglês e possui como objetivo a publicação de artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas inéditos na área de Educação Profissional e Tecnológica. 

e-ISSN: 2447-1801

Prefixo DOI: 10.15628

Qualis CAPES: A2

Submissão de manuscritos: contínua

Anúncios

Edição Atual

v. 3 n. 25 (2025): Volume especial
Publicado: 22.07.2025

ARTIGOS

  • Prototipagem de Produtos Educacionais em PPG Profissionais em Ensino: uma revisão sistemática de literatura

    Marcella Sarah Filgueiras de Farias, Andréa Pereira Mendonça
    e15627
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15627
  • O esperançar freiriano na edificação de vida das alunas do Proeja durante a pandemia de COVID-19

    Aline Rocha Santana da Silva, Patrícia Cipriano Barcellos da Silva, Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta
    e15916
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15916

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Volume Especial - 2025

  • Produto educacional de baixo custo para o estudo de parâmetros físicos associados à qualidade do ar interior: sequência didática e interações teórico-práticas

    Gustavo de Novaes Pires Leite, Noelle D'Emery Gomes Silva, Marcos Antônio Pessoa Leite
    e16045
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16045
  • Uso de Jogos e Gamificação em Cursos de EPT durante o Ensino Remoto Emergencial : uma revisão sistemática de literatura

    Renata Quevedo Viero, Renata Hassler Lopes, Ricardo Machado Ellensohn, Rogério Correa Turchetti, Melina de Azevedo Mello
    e16297
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16297
  • Iniciação Científica: contribuição para a formação humanizadora, técnica e desempenho acadêmico de estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio

    Isadora Balsini Lucio, Fátima Peres Zago de Oliveira
    e14286
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14286
  • Rock Hunters: um Jogo Apoiado por Software no Ensino de Rochas

    Rafael Castro de Souza, Giann Mendes Ribeiro, Robson Rafael de Oliveira
    e16484
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16484
  • A Educação Profissional de nível médio nos últimos 30 anos: o caso brasileiro

    Cristiane Leticia Nadaletti, Dirce Djanira Pacheco e Zan
    e15173
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15173
  • O Modelo de gestão nos Institutos Federais de Educação Profissional Uma revisão sistemática da literatura (2012-2022)

    Francisco de Assis Pereira Filho, Maria Edilene da Silva Ribeiro
    e16671
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16671
  • Educação profissional e tecnológica e a precarização do trabalho no Brasil

    Pedro Simonard, Albani Barros, Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, Kely Teixeira
    e15459
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15459
  • Integridade acadêmica na era do ChatGPT Desafios éticos e as novas fronteiras da Inovação

    Jéssica Caroline Rodrigues de Lima, Maíra Longhinotti Felippe
    e 17803
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17803
  • Programa de computador para a criação e aplicação de testes de Cloze validação no Ensino Médio Técnico

    Ewerton José da Silva, Neide de Brito Cunha
    e15560
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15560
  • Reflexões e contribuições da bioética para uma educação libertadora

    Pablo Castro Santos, Ana Karinne Moura Saraiva, Leandro Silva Costa, Lenina Lopes Soares Silva
    e17855
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17855
  • Avaliação de políticas públicas desenvolvimentistas: um enfoque educacional

    Igor Vasconcelos Nogueira, Leticia Pedroso Ramos
    e15881
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15881
  • Saúde e(m) educação: a importância do estudo das zoonoses para a saúde pública no Estado da Paraíba

    Maria Railma Vieira de F. Nascimento, Gilcean Silva Alves
    e16226
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16226
  • Estrutura de dependência espacial da eficiência relativa em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros

    Sheldon William Silva, Gideon Carvalho de Benedicto, Franscisval de Melo Carvalho
    e16470
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16470
  • O trabalho flexibilizado do professor EBTT na educação profissional e tecnológica: uma revisão integrativa

    Guilherme Andrade Lopes, Jeferson Luís Marinho de Carvalho
    e14750
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14750
  • Escola de Aprendizes Artífices (1909 a 1920): do assistencialismo à educação?

    Amanda Bersacula de Azevedo
    e15278
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15278
  • A Prática Docente relacionada ao uso Ético da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica: uma Revisão Sistemática

    Girlane Nunes de Queiroz, Luan Philipe Herculano Braz, Gilvan Martins Durães, Camila Lima Santana e Santana
    e 17791
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17791
  • Educação profissional e tecnológica: revisão sistemática da literatura sobre a construção do saber docente

    Douglas Alexandre de Campos Castrillon Junior
    e15541
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15541
  • Ética e formação humana integral na educação básica, profissional e tecnológica: reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN

    Emiliana Souza Soares, Edneide da Conceição Bezerra Bezerra
    e17851
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17851
  • O papel do docente na Educação Profissional: saberes, práticas inovadoras e desafios na formação integral do aluno

    Soraia Stabach Ribas Ferrari dos Santos; Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos Matos
    e15829
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15829
  • Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Ceará Qual o impacto no desenvolvimento local?

    Clayton Robson Moreira da Silva, Jéfferson Malveira Cavalcante
    e16120
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16120
  • O jornal escolar: um construto para a formação humana integral

    Hugo Rivas de Oliveira, Rivadávia Porto Cavalcante, Marcelo Rythowem, Jair José Maldaner
    316434
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16434
  • Estudante-trabalhador: impactos e potencialidades do trabalho durante o Ensino Médio Técnico Integrado, em um Campus, do Instituto Federal Goiano

    Wignei Junio Alves da Silva, Leonardo Carlos Andrade
    e14522
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14522
  • O brinquedista: proposta de intervenção para a atuação do Técnico em briquedoteca

    Lucilene Dias de Oliveira Lopes
    e16548
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16548
  • Ética no Projeto Político-Pedagógico Institucional da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

    Adriana Aparecida Souza, Yossonale Viana Alves
    e17643
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17643
  • Estudo do processo de enfermagem no curso técnico de enfermagem: contribuições para a formação integral

    Valessa Gizele Ramos de Oliveira, Rosiney Rocha Almeida
    e15479
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15479
  • Fundamentos epistemológicos freirianos ética humanista, formação docente e inteligência artificial

    Carlos Moisés de Oliveira, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques
    e17848
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17848
  • Acolhimento estudantil e formação humana integral: dos documentos reguladores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins à voz do discente

    Jacqueline Pilger Effgen, Rivadávia Porto Cavalcante, Marcelo Rythowem, Sthefan Bravin Ponche
    e16286
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16286
  • Ingressei em um Instituto Federal, o que fazer? Proposta de um programa de acolhimento para docentes

    Tassia Pimentel Rodrigo de Freitas, Giselle Rôças
    e14210
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14210
  • A Educação Profissional e Tecnológica na 20ª CRE: o impacto das metodologias de ensino implementadas durante a pandemia de COVID-19.

    Eno Renato Geiss, Leila Maria Araújo Santos, Melina de Azevedo Mello
    e16481
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16481
  • Consciência histórica em alunos do ensino médio integrado

    luiz carlos pereira santos, Solange Melo do Nascimento, Daniela Venceslau Bitencourt
    e14885
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14885
  • Proposta de intervenção: visita técnica e tecnologias assistivas, uma metodologia inclusiva para uma aprendizagem transversal na fruticultura

    Elismar Pereira de Oliveira, Sérgio Severo do Nascimento
    e16655
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16655
  • Produção e Divulgação de Sinais em Libras para Equipamentos Laboratoriais na Área de Produção de Açúcar e Álcool

    Rogério Pacheco Rodrigues, Maísa Conceição Silva, Nicéa Quintino Amauro
    e15425
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15425
  • Ética e uso de inteligência artificial na educação profissional técnica de nível médio no Brasil

    Leandro Silva Costa, Lenina Lopes Soares Silva
    e17800
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17800
  • A Educação profissional e tecnológica no Brasil: Um percurso histórico

    Alex Rogério Silva
    e15546
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15546
  • Por uma ética na formação, responsabilidade social e desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes

    Yraguacyara Santos Mascarenhas Oliveira, Maria Valéria Chaves de Lima, Perla Silva Rodrigues, Kalyane Kelly Duarte de Oliveira
    e 17852
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17852
  • A produção de conhecimento na articulação entre Gênero e Educação Profissional

    Keity Barbosa Carneiro, Mariana Fernandes dos Santos
    e15831
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15831
  • Análise do Conhecimento Prévio e Experiências de Docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no Ensino Híbrido para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

    Andréia Ambrósio-Accordi, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Silvia de Castro Bertagnolli, Iury de Almeida Accordi
    e16169
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16169
  • Possibilidade de uso do CHATGPT como metodologia ativa: uma proposta para o curso técnico em informática.

    Adriege Matias Rodrigues, Cláudia Ricardo de Macêdo
    e16440
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16440
  • Contadores do Amanhã: o perfil do profissional contábil exigido pelas Startups no Brasil

    Ivan Ribeiro Mello, Juliano Lima Soares
    e14527
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14527
  • Proposta de intervenção pedagógica para a melhoria na infraestrutura de rede de um dos laboratórios de informática da unidade sede do IFPB – Campus Sousa

    Kleonte Gomes de Sousa, Rossane Keile Sales da Fonseca
    e16594
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16594
  • A organização da rotina e o uso de estratégias de aprendizagem no ensino médio integrado a EPT

    Cleonice de Oliveira Ramos
    e15273
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15273
  • A dimensão ético-política na formação de professores para a educação profissional um ensaio à luz da concepção gramsciana de unidade entre teoria e prática

    Ivickson Ricardo de Miranda Cavalcanti, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
    e17775
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17775
  • Sentidos, experiências e reflexões: expressões das relações de gênero, raça e classe para egressas/os da educação profissional

    Tânia Gracieli Vega Incerti, Lindamir Salete Casagrande
    e15491
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15491
  • A ética na educação profissional: representações no Instagram representations on Instagram

    Yraguacyara Santos Mascarenhas Oliveira , Thainá Jácome Andrade de Lima , Perla Silva Rodrigues , Kalyane Kelly Duarte Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17849
Ver Todas as Edições

REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ´PROFISSIONAL