A formação como requisito da legitimidade pedagógica dos professores da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Lucília Regina de Souza Machado Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, em Belo horizonte. https://orcid.org/0000-0003-4215-1459

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17072

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação de professores, Pedagogia

Resumo

Como contribuição ao debate sobre a formação dos professores da educação profissional e tecnológica, discute-se, neste artigo, a legitimidade da atuação na docência nessa modalidade educacional sem o atendimento à preparação pedagógica. Quatro aspectos dessa discussão são retomados: a) a gama de tipos de docência em atividade na educação profissional e tecnológica brasileira; b) as mudanças nessa modalidade educacional tendo-se em conta permanências desafiadoras; c) a importância do relato dos professores nela engajados sobre seu trabalho; d) a necessidade do investimento na construção da pedagogia provinda da educação profissional e tecnológica e a ela destinada.

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Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, em Belo horizonte.

Socióloga, doutora em Educação, com pós-doutorado em Sociologia do Trabalho. Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da UFMG

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Publicado

14/06/2024

Como Citar

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A formação como requisito da legitimidade pedagógica dos professores da educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17072, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17072. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17072. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

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