A formação como requisito da legitimidade pedagógica dos professores da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17072Palavras-chave:
Educação profissional, Formação de professores, PedagogiaResumo
Como contribuição ao debate sobre a formação dos professores da educação profissional e tecnológica, discute-se, neste artigo, a legitimidade da atuação na docência nessa modalidade educacional sem o atendimento à preparação pedagógica. Quatro aspectos dessa discussão são retomados: a) a gama de tipos de docência em atividade na educação profissional e tecnológica brasileira; b) as mudanças nessa modalidade educacional tendo-se em conta permanências desafiadoras; c) a importância do relato dos professores nela engajados sobre seu trabalho; d) a necessidade do investimento na construção da pedagogia provinda da educação profissional e tecnológica e a ela destinada.
Downloads
Referências
ALMOGUEA FERNÁNDEZ, M.; BAUTE ÁLVAREZ, L. M.; RODRÍGUEZ MUÑOZ, R. La formación continua de docentes en la Educación Técnica y Profesional: algunas reflexiones. Revista Conrado, v.15, n.68, mayo 2019, p. 275-280. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v15n68/1990-8644-rc-15-68-275.pdf. Acesso em: 5 mar. 2025.
ARAUJO, Ronaldo M. L. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 53-63, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8586/6100. Acesso em: 14 mar. 2024.
CORTES-TORREA, Daniel. Pédagogie et didactique pour enseigner dans la voie professionnelle, 2016. Document non commercialisé. Disponível em: https://www.biotechno.fr/IMG/pdf/cortespdf-5a5aac.pdf. Acesso em: 9 mar. 2024.
DEVELAY, Michel. Regards sur l'enseignement technique. Pédagogie collégiale, Montréal, v. 9, n.3, mar. 1996, p.26-29. Disponível em: https://cdc.qc.ca/ped_coll/pdf/develay_09_3.pdf. Acesso em: 12 mar. 2014.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 270 p.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, v. 2 - Antonio Gramsci: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Ed. e trad. de Carlos N. Coutinho. Coed. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
KATZ, Cláudio. La concepcion marxista del cambio tecnologico. Revista Buenos Aires. Pensamiento Económico, n.1, otoño 1996, p.155-180. Disponível em: https://www.lahaine.org/katz/b2-img/CONCEPCION_MARXISTA_CAMBIO_TECNOLOGICO.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.
LÉON, Antoine. Formation générale et apprentissage du métier. Bulletin de psychologie, v. 19, n. 245, 1965. p.182-186. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/bupsy_0007-4403_1965_num_19_245_7586. Acesso em: 8 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.3406/bupsy.1965.7586
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em 15 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862
MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, Set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/DDvbwbkydBpTjC4TwYf4gRB/abstract/?lang=pt. Acesso em 15 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005
MACHADO, L. R. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, D. H. (org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 347-384.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Demandas geradas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Profissional Técnica de nível médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al.(org.). Contextos da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Políticas de formação de professores: notório saber e possibilidades emancipatórias. Retratos da Escola, [s. l.], v. 15, n. 31, p. 95-109, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1262. Acesso em 15 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262
MORA, David. Nuevas directrices para la formación y actualización docente. Integra Educativa, La Paz, v. VII, n.1, 2014a, p.29-44. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/pdf/rieiii/v7n1/v7n1_a03.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.
MORA, David. Pedagogía y didáctica de la educación técnica sociocomunitaria y productiva. Rev. de Inv. Educ., La Paz, v.7, n.3, p.52-92, dic. 2014b. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432014000300004. Acesso em: 14 mar. 2024.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 19 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863
OLIVEN, Ruben George; FARIA, Louise Scoz Pasteur de; DAMO, Arlei Sander. Da arte de imitar. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 26, n. 56, p. 11-28, jan./abr. 2020. Disponível em: http://journals.openedition.org/horizontes/4121. Acesso em: 17 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832020000100002
PELPEL, Patrice. Pratiques et modèles pédagogiques de l'enseignement technique. Revue française de pédagogie, n. 131, avril-mai-juin 2000, p.43-53. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_2000_num_131_1_1043. Acesso em: 12 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.3406/rfp.2000.1043
ROCHE, Marius. La méthode Carrard et la formation professionnelle des adolescents. Enfance, v.1, n.3, 1948. p. 245-247. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/enfan_0013-7545_1948_num_1_3_1088. Acesso em: 12 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.3406/enfan.1948.1088
ROPÉ, Françoise. Des savoirs aux compétences? Le cas du français. In: ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie (coord.). Savoirs et compétences. De l’usage de ces notions dans l’école et l’entreprise. Paris: L’Harmattan, 1994.
RUIZ ZARDAN, Angélica. Maestras y maestros como intelectuales del sistema educativo. Rev. de Inv. Educ., La Paz, v.5, n.1, p.137-153, jan. 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432012000100006. Acesso em: 10 mar. 2024.
TERRAL, Hervé. Alfred Carrard (1889-1948) et la formation du travailleur: une « philosophie pédagogique ». Formation au travail, enseignement technique et apprentissage. Actes du 127e Congrès national des sociétés historiques et scientifiques, « Le travail et les hommes », Nancy, 2002. Paris: Editions du CTHS, 2005. p. 87-95. (Actes du Congrès national des sociétés savantes, 127). Disponível em: https://www.persee.fr/doc/acths_0000-0001_2005_act_127_5_5185. Acesso em: 10 mar. 2024.
URBANETZ, Sandra Terezinha. Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a Educação Profissional. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 863-883, set./dez. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v12n37/v12n37a13.pdf. Acesso em: 9 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7207
VALDIVIEZO LUNA, Roberto. La dimensión ética en la formación docente fundada en una pedagogía de preocupación por los "otros". Rev. de Inv. Educ., La Paz, v.3, n.3, p. 139-163, 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432010000300010&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2024.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.