Atividade integradora no curso Técnico Integrado em Alimentos
aproximação com a teoria da objetivação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16387Palavras-chave:
Labor conjunto, representações do trabalho, interdisciplinaridade, contextualizaçãoResumo
Este artigo relata uma ação pedagógica, desenvolvida e aplicada na Educação Profissional e Tecnológica. Utilizando de ação metodológica inovadora, visando auxiliar na formação de trabalhadores maiêuticos essa metodologia de ensino, denominada de Atividade Integradora (AI), considera as representações do trabalho, traz em sua concepção a interdisciplinaridade e a contextualização. Na ação, que foi desenvolvida e aplicada para curso técnico integrado em alimentos, foram utilizados princípios pedagógicos da Teoria da Objetivação. Os resultados indicam que os professores envolvidos na ação contribuíram mutuamente com a atividade, desconstruíram paradigmas da incompatibilidade de áreas do conhecimento, o que ficou evidenciado também entre os estudantes. A ação auxiliou na criticidade dos estudantes e na formação de uma concepção mais coletiva de aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto-lei nº 7.566 de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/19001909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html> acesso em 12/06/2023
______ Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm> acesso em 12/06/2023.
______ Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> acesso em 12/06/2023.
CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187, 2014.
FARIA, A, G, V. O Trabalhador que Queremos: saberes necessários para a formação de trabalhadores. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 7, n. 22, julho/2021.
FARIA, A. G. V., RECENA, M. C. P. Inserção da educação profissional nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química nos institutos federais. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 971-986, set./dez. 2020.
FARIA, A. G. V.; VAZ, E. F. D. S. A.; KRUGER, R. Atividade Integradora: proposta metodológica para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14529, 2023. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14529> Acesso em: 30 out. 2023.
FOUREZ, G. A Interdisciplinaridade em sentido estrito, in: MAINGAIN, A.; DUFOUR, B. Abordagens didáticas da interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
IFMS. Projeto Pedagógico de Curso Técnico Integrado em Alimentos. 2019. Disponível em: <https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentosinstitucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursostecnicos/projeto-pedagogico-do-curso-tecnico-em-alimentos-coxim.pdf> Acesso em: março, 2023.
MEC. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento base: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf> Acesso em: agosto, 2021.
____. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf. Acesso em: março, 2023.
RADFORD, L. Teoria da Objetivação: Uma Perspectiva Vygotskiana Sobre Conhecer e Vir a Ser no Ensino e Aprendizagem da Matemática. Tradução de Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. Editora Livraria Da Física, São Paulo, 2021.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 2a edição, (Coleções polemicas de novos tempos; v. 40). São Paulo, SP: Cortez: Autores associados, 1991.
SILVA, E, L. Contextualização no Ensino de Química: Ideias e Proposições de Um Grupo de Professores. Universidade de São Paulo Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação. São Paulo,2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.