Análise da verticalização no ensino de engenharia no Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Passo Fundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15536

Palavras-chave:

Instituto Federal, Verticalização, Curso Técnico em Mecânica, Câmpus Passo Fundo, Educação Profissional

Resumo

O presente estudo analisou a verticalização do Ensino e o perfil dos egressos do Curso Técnico que se matricularam no curso de Engenharia Mecânica, mediante uma pesquisa exploratória mista. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se percebem as dificuldades de verticalização no ensino de Mecânica no campus Passo Fundo do IFSul, no período de 2007 a 2021? Foram analisadas as respostas de 17 egressos do Curso Técnico em Mecânica. Apenas 13% dos formados no Curso Técnico acessaram o curso superior. A maioria dos egressos é do sexo masculino, com mais de 25 anos de idade, residem com familiares, e possuem renda superior a 3 salários mínimos. Relataram que um curso de engenharia diurno e com ingresso anual dificulta o acesso.

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Biografia do Autor

Mauricio Rodrigues Policena, Instituto Federal Sul-Rio-grandense - campus Passo Fundo

Graduação em Engenharia Mecânica (2013), Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação (2016) pela Universidade de Passo Fundo e Doutorado em Engenharia Mecânica (2022) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor EBTT no Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL), Campus Passo Fundo.

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Publicado

13/12/2024

Como Citar

POLICENA, Mauricio Rodrigues. Análise da verticalização no ensino de engenharia no Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Passo Fundo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15536, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15536. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15536. Acesso em: 18 dez. 2024.

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ARTIGOS

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