INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO DO IFUL/CaVG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7474

Palavras-chave:

Integração Curricular, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, Educandos, Curso Técnico em Vestuário.

Resumo

O artigo apresenta a percepção dos educandos formandos do Curso Técnico em Vestuário, na forma de ensino integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG), quando arguidos sobre a integração curricular. Os sujeitos da pesquisa foram 8 educandos do curso em estudo. A abordagem metodológica caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou questionário misto para a coleta das informações junto aos educandos. O referencial teórico do estudo está embasado em Ramos (2008; 2011), Fazenda (2011) e Machado (2006) e legislação pertinente. Com relação à existência da integração das disciplinas da formação geral com as da formação profissional, os resultados apontaram que a realização de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, se mostrou uma metodologia viável para a articulação de conteúdos.

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Biografia do Autor

Viviane Aquino Zitzke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Docente do Curso Técnico em Vestuário e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFSUL - campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)

Patrícia Mendes Calixto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade de Caxias do Sul (2010), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Integra corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação de professores e cartografia escolar. Líder do grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Tecnologias.

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Publicado

26/08/2018

Como Citar

ZITZKE, Viviane Aquino; CALIXTO, Patrícia Mendes. INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO DO IFUL/CaVG. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7474, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7474. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7474. Acesso em: 19 abr. 2024.

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ARTIGOS

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