Análise da verticalização no ensino de engenharia no Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Passo Fundo
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15536Palavras-chave:
Instituto Federal, Verticalização, Curso Técnico em Mecânica, Câmpus Passo Fundo, Educação ProfissionalResumo
O presente estudo analisou a verticalização do Ensino e o perfil dos egressos do Curso Técnico que se matricularam no curso de Engenharia Mecânica, mediante uma pesquisa exploratória mista. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se percebem as dificuldades de verticalização no ensino de Mecânica no campus Passo Fundo do IFSul, no período de 2007 a 2021? Foram analisadas as respostas de 17 egressos do Curso Técnico em Mecânica. Apenas 13% dos formados no Curso Técnico acessaram o curso superior. A maioria dos egressos é do sexo masculino, com mais de 25 anos de idade, residem com familiares, e possuem renda superior a 3 salários mínimos. Relataram que um curso de engenharia diurno e com ingresso anual dificulta o acesso.
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