O trabalho como referência para a formação e a democracia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15167Palavras-chave:
Trabalho; Princípio Educativo; Educação; Educação Profissional; Democracia.Resumo
A educação profissional e tecnológica brasileira tem o trabalho como princípio educativo como referência fundamental. Polissêmico, o termo referência provoca questionamentos. Como pode o trabalho ser constituinte e organizador da produção alienante do capitalismo e, ao mesmo tempo, base da formação humana e dos direitos de cidadania? Este artigo, um ensaio teórico, alimentou-se de perguntas orientadoras de reflexões, provocadoras de desafios. Buscou os contraditórios postos pela realidade, caminhou pelos condicionantes, ressalvas e requisitos, sempre com a atenção voltada à constituição do ser social segundo a perspectiva marxiana. Concluiu-se que o trabalho se torna referência e princípio educativo quando se revela na memória social, no patrimônio cultural e na disputa social pela escola, a educação.
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