As atitudes facilitadoras de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem:

um relato de experiência na Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.10836

Palavras-chave:

Autonomia. Administração. Conhecimento. Metodologia. Rogers

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender como as atitudes facilitadoras desenvolvidas por Carl Rogers interferem no processo de ensino e aprendizado na atualidade. A pesquisa trata-se de um relato de experiência baseado na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). O presente relato ocorreu durante o segundo semestre de 2019, em uma turma do 2º ano do curso técnico em administração. A metodologia adotada, contou com uma pesquisa bibliográfica e uma ação desenvolvida em sala com base na teoria estudada. Por último, o trabalho utilizou-se da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), objetivando estudar a fala dos depoentes e refletir sobre os dados apresentados. Depreende-se das análises, que a autonomia adquirida pelos discentes, estimula na busca pelo o aprendizado e contribui para responsabilidade nos estudos. O relato se mostrou positivo como alternativa para efetivação de teorias relacionadas a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Cândido Duarte de Lavor, CENTEC

Administrador de formação;

Cursando especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE;

Professor pelo CENTEC, na rede de ensino profissional do Ceará.

Referências

AIRES, Ana Paula de Oliveira et al. Implicações da teoria humanística de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem de física. Um relato de experiência. II Congresso Nacional de Educação- CONEDU. Campina Grande- PB, 2015.

AMATTO, L.L; ALVES, V.L.P. Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação.

Memorandum, p.224-242, 2016. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/

memorandum/a30/amattoalves01/>. Acesso em: 10 jul. 2019

ESCARIO, Silvana. Concepção humanista (Cal Rogers): como recurso de atuação na educação para o trânsito- aprendizagem contextualizada. Revista @rquivo brasileiro de educação, Belo Horizonte- MG, v.2, n.3, jan- jun, p. 83-95, 2014. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n3p83

FIGUEIREDO, Marília; CHIARI, Brasília M; GOULART, Bárbara N. G de. Discurso do sujeito coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualitativa. Distúrb comum. São Paulo, 25(01): 129-136. Abril, 2013.

LEFEVRE, Ana Maria; LEFEVRE, Fernando. Pesquisa de representação social: Um enfoque qualiquantitativo. 2ed. Brasília: Liber Livro, 2012.

LIMA, Letícia Dayane; BARBOSA, Zildete Carlos Lyra; PEIXOTO, Sandra Patrícia Lamenha. Teoria Humanista: Cal Rogers e a educação. Revista ciências humanas e sociais, Alagoas- AL, v. 4, n.3, p. 161-170, 2018.

LINHARES, Patrícia Vendramin; LOREDO, Cintia de Castro. Aprendizagem centrada na pessoa: contribuições do professor facilitador sob o enfoque Rogeriano. 15º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica- CONIC SEMESP. Ribeirão Preto- SP, 2015.

OLIVEIRA, Cleber Gomes de. A Compreensão Empática como Agente Facilitador no Processo de Aprendizagem. Disponível em: <https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/a-compreensao-empatica-como-agente-facilitador-no-processo-de-aprendizagem>. Acesso em: 11 jul.2019.

ROGERS, Carl. A Terapia Centrada no Paciente. Lisboa: Moraes Editores,

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. 4. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1977.

ROGERS, Carl. Liberdade de Aprender em Nossa Década, 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

SILVA, E.M; MORAIS, J.A; BARBOSA, I.S. As implicações da Teoria de Carl Ransom

Rogers para a Educação em ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Revista ARETÉ, Manaus, v.6, n.10, p.63-72, 2013.

Publicado

26/08/2022

Como Citar

LAVOR, Fabrício Cândido Duarte de. As atitudes facilitadoras de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem: : um relato de experiência na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e10836, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.10836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10836. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.