As atitudes facilitadoras de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem:
um relato de experiência na Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.10836Palavras-chave:
Autonomia. Administração. Conhecimento. Metodologia. RogersResumo
O objetivo deste trabalho foi compreender como as atitudes facilitadoras desenvolvidas por Carl Rogers interferem no processo de ensino e aprendizado na atualidade. A pesquisa trata-se de um relato de experiência baseado na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). O presente relato ocorreu durante o segundo semestre de 2019, em uma turma do 2º ano do curso técnico em administração. A metodologia adotada, contou com uma pesquisa bibliográfica e uma ação desenvolvida em sala com base na teoria estudada. Por último, o trabalho utilizou-se da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), objetivando estudar a fala dos depoentes e refletir sobre os dados apresentados. Depreende-se das análises, que a autonomia adquirida pelos discentes, estimula na busca pelo o aprendizado e contribui para responsabilidade nos estudos. O relato se mostrou positivo como alternativa para efetivação de teorias relacionadas a aprendizagem.
Downloads
Referências
AIRES, Ana Paula de Oliveira et al. Implicações da teoria humanística de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem de física. Um relato de experiência. II Congresso Nacional de Educação- CONEDU. Campina Grande- PB, 2015.
AMATTO, L.L; ALVES, V.L.P. Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação.
Memorandum, p.224-242, 2016. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/
memorandum/a30/amattoalves01/>. Acesso em: 10 jul. 2019
ESCARIO, Silvana. Concepção humanista (Cal Rogers): como recurso de atuação na educação para o trânsito- aprendizagem contextualizada. Revista @rquivo brasileiro de educação, Belo Horizonte- MG, v.2, n.3, jan- jun, p. 83-95, 2014. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n3p83
FIGUEIREDO, Marília; CHIARI, Brasília M; GOULART, Bárbara N. G de. Discurso do sujeito coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualitativa. Distúrb comum. São Paulo, 25(01): 129-136. Abril, 2013.
LEFEVRE, Ana Maria; LEFEVRE, Fernando. Pesquisa de representação social: Um enfoque qualiquantitativo. 2ed. Brasília: Liber Livro, 2012.
LIMA, Letícia Dayane; BARBOSA, Zildete Carlos Lyra; PEIXOTO, Sandra Patrícia Lamenha. Teoria Humanista: Cal Rogers e a educação. Revista ciências humanas e sociais, Alagoas- AL, v. 4, n.3, p. 161-170, 2018.
LINHARES, Patrícia Vendramin; LOREDO, Cintia de Castro. Aprendizagem centrada na pessoa: contribuições do professor facilitador sob o enfoque Rogeriano. 15º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica- CONIC SEMESP. Ribeirão Preto- SP, 2015.
OLIVEIRA, Cleber Gomes de. A Compreensão Empática como Agente Facilitador no Processo de Aprendizagem. Disponível em: <https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/a-compreensao-empatica-como-agente-facilitador-no-processo-de-aprendizagem>. Acesso em: 11 jul.2019.
ROGERS, Carl. A Terapia Centrada no Paciente. Lisboa: Moraes Editores,
ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. 4. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1977.
ROGERS, Carl. Liberdade de Aprender em Nossa Década, 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
SILVA, E.M; MORAIS, J.A; BARBOSA, I.S. As implicações da Teoria de Carl Ransom
Rogers para a Educação em ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Revista ARETÉ, Manaus, v.6, n.10, p.63-72, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.