As atitudes facilitadoras de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem:

um relato de experiência na Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.10836

Palavras-chave:

Autonomia. Administração. Conhecimento. Metodologia. Rogers

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender como as atitudes facilitadoras desenvolvidas por Carl Rogers interferem no processo de ensino e aprendizado na atualidade. A pesquisa trata-se de um relato de experiência baseado na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). O presente relato ocorreu durante o segundo semestre de 2019, em uma turma do 2º ano do curso técnico em administração. A metodologia adotada, contou com uma pesquisa bibliográfica e uma ação desenvolvida em sala com base na teoria estudada. Por último, o trabalho utilizou-se da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), objetivando estudar a fala dos depoentes e refletir sobre os dados apresentados. Depreende-se das análises, que a autonomia adquirida pelos discentes, estimula na busca pelo o aprendizado e contribui para responsabilidade nos estudos. O relato se mostrou positivo como alternativa para efetivação de teorias relacionadas a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabrício Cândido Duarte de Lavor, CENTEC

Administrador de formação;

Cursando especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE;

Professor pelo CENTEC, na rede de ensino profissional do Ceará.

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Publicado

26/08/2022

Como Citar

LAVOR, Fabrício Cândido Duarte de. As atitudes facilitadoras de Cal Rogers no processo de ensino e aprendizagem: : um relato de experiência na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e10836, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.10836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10836. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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