PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Com a palavra os docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal do Piauí – Campus Avançado Dirceu Arco Verde
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8674Palavras-chave:
Educação Profissional. Rede Federal. Práxis Docente. Principio Educativo do Trabalho.Resumo
O presente estudo é fruto de um diagnóstico educacional realizado no Instituto Federal do Piauí – Campus Avançado Dirceu Arco Verde. Objetiva analisar percepções e conceitos de que os docentes do curso Técnico Subsequente em Administração, possuem acerca da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, além de um mapeamento sistemático de bibliografia, realizou-se um estudo de campo, que teve como principal embasador, o questionário e entrevista realizados com seis dos nove docentes do supracitado Campus, por ocasião da realização do Diagnóstico Educacional, no ano de 2018. Também buscou-se construir um referencial teórico subsidiado por autores que versassem acerca dos saberes que se mostraram necessários à formação docente para a EPT. Percebeu-se que, mesmo fazendo parte da Rede Federal de Educação Tecnológica, os referidos docentes não dominam as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, o que acaba refletindo no seu discurso e práxis docente.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professor – Investigador: que sentido que formação. In Cadernos de formação de professores n. 1 , p. 21 -30 . 2001.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho, 3.ed. São Paulo: Boitempo, 2007.
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335–351, 2004. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87314215003. Acesso em: 29 dez. 2018.
ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica: Por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho e Educação, v. 17, nº 2, 2008. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/view/329. Acesso em: 29 dez. 2018.
ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. Políticas de educação profissional de nível médio: limites e possibilidades: In: SEPNET, 2., 2010. Anais… Belo Horizonte: UFMG, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1999.
BECKER, João Luiz. Estatística básica: transformando dados em informação. Porto Alegre: Bookman, 2015.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm . Acesso em: 23 dez. 2018. BORGES, C. Os saberes dos docentes como objeto de estudo. In: _____. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.
BURNIER, S. A docência na Educação Profissional. In: 29a Reunião Anual da ANPED. Caxambu, MG. 29a Reunião Anual da ANPED - Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade, 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT08-1838-Res.pdf. Acesso em 29 dez. 2018.
BURNIER, S. et al. Histórias de vida de professores: o caso da Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 35 maio/ago. 2007.
BURNIER, S. Repensando um projeto de educação tecnológica referenciado na formação de cidadãos-técnicos: algumas reflexões para a formulação de novas propostas educativas. Revista Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 2, n.2, p. 52-56, 1997.
CANALI, H. B. A trajetória da educação profissional no Brasil e os desafios da construção de um ensino médio integrado à educação profissional. V Simpósio Sobre Trabalho e Educação, 2009.
CAMPOS, Alessandra Tomè. Narrativas de Professores no Ensino Tecnológico Manaus. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico). Manaus: IFAM, 2017.
CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (orgs.). O ensino médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
COOPER, I. Diane. Whatis a “mappingstudy?”. Journal of the Medical Library Association: JMLA, v. 104, n. 1, p. 76, 2016. DELORS, Jacques (Coord.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 1998. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000009.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2018.
DEMO, P. Formação permanente de formadores. In MENEZES, L. C. (org.). Professores: Formação e Profissão. Campinas, São Paulo: Autores associados; 1996.
DUARTE, Newtom. Luta de classes, educação e revolução. In:SAVIANI, Dermaval; DUARTE, Newtom (Org.). Pedagogia histórico crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
FRANCO, Maria Amélia. (Orgs.). Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. Edições Loyola, São Paulo: SP, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Cidadania e formação técnico-profissional: desafios neste fim de século. In: SILVA, Luiz Heron et al. (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001
FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009
FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, 2005.
GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e Tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 28, n.01, p.211-236, mar, 2012.
GIRON. Graziela Rossetto. A influência da política, do planejamento e da gestão educacional na formação social do indivíduo. Disponível em: <https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=active&q=A+INFLU%C3%8ANCIA+DA+POL%C3%8DTICA%2C+DO+PLANEJAMENTO+E+DA+GEST%C3%83O+EDUCACIONAL+NA+FORMA%C3%87%C3%83O+SOCIAL+DO+INDIV%C3%8DDUO+Graziela+Rossetto+Giron>. Acesso em: 29 dez. 2018.
GONZAGA, Amarildo Menezes. A pesquisa em educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro;
GONZAGA, Amarildo Menezes. O processo avaliativo no ensino tecnológico: proposições a partir de um contexto amazonense. In: GONZAGA, Amarildo Menezes. (Org.). Formação de professores no ensino tecnológico: fundamentos e desafios. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015.
MACHADO, Lucília Regina de Souza . PROEJA: O significado socioeconômico e o desafio da construção de um currículo inovador. In: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro. (Org.). PROEJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. Rio de Janeiro: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro, 2006, v. 16, p. 36-53. Disponível em:< http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp-content/uploads/2010/06/Proeja-O-significado-socioeconomico-e-o-desafio-da-constru%C3%A7%C3%A3o-de-um-curr%C3%ADculo inovador.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2018.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Boletim, n. 07: Ensino médio integrado à educação profissional. Programa Salto para o Futuro. Brasília, DF: MEC/SEED, 2006.
MOURA, A. F; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação. João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
MOURA, D. H. A relação entre a educação profissional e a educação básica na CONAE 2010: possibilidades e limites para a construção do novo Plano Nacional de Educação. Educação e Sociedade, n. 112, p. 875-894, 2010.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC. v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. A escola unitária: educação e trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.30, p.275-291, jun. 2008.
NOSELLA, Paolo. O Trabalho como principio educativo em Marx, Lênin e Gramsci e sua Problemática na atualidade. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n.25, p.271-274, mar, 2007. NOSELLA, Paolo. O Trabalho como principio educativo em Marx, Lênin e Gramsci e sua Problemática na atualidade. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n.25, p.271-274, mar,2007.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v.21, n. 70, p. 40-62, abr.2000. Disponível em: < http://goo.gl/U3SvUF>. Acesso em: Acesso em: 10 jan. 2019.
OLIVEIRA, Adriana Peixoto; DA MATTA, Ludmila. Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT). Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 234-249, maio-ago. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3565>. Acesso em: 01 dez. 2018.
OTRANTO, C. R. Reforma da Educação Profissional no Brasil: marcos regulatórios e desafios. Revista educação em questão, v. 42, n. 28, 2012.
PACHECO, E. M; PEREIRA, L. A. C; DOMINGOS SOBRINHO, M. Educação profissional e tecnológica: das escolas de Aprendizes e Artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. T&C Amazônia, 2009.
PACHECO, E. M. Os institutos federais: uma revolução na educação
PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Formação docente e aprendizagem da docência: um olhar sobre a educação profissional. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 1, p. 98-118, jan./jun, 2011.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. In: PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. ZEICHNER, Kenneth M. (org). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PETERSEN, Kai;FELDT, Robert; MUJTABA, Shahid; MATTSSON,Michael. Systematic Mapping Studies in Software Engineering.Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. Anais.: EASE’08.Swindon, UK: BCS Learning & Development Ltd., 2008. Disponível em http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2227115.2227123 . Acesso em: 28 dez. 2018.
PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. O desenvolvimento profissional de pedagogos da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico). Manaus: IFAM, 2017.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias, v.8,2008.disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integr ado5.pdf.. 01 dez. 2018. Acesso em 28 dez. 2018.
REHEM, C. M. Estudo sobre o perfil do professor de educação técnica e contribuições para um projeto contemporâneo de formação docente no Brasil, numa perspectiva do trabalho e da educação no início do século XXI. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. RJ, 2005.
SACRISTÁN, J.G. Tendências investigativas na formação de professores (Transcrição e tradução de José C. Libâneo). In: ANPED, 19ª Reunião Anual. Minas Gerais, 1996.
SAVIANI, Dermeval et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: SAVIANI, Dermeval. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, p. 147-164, 1994, disponível em:<http://www.ufpr.cleveron.com.br/arquivos/EP_104/dermeval_saviani.pdf >. Acesso em: 01 dez. 2018.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, 2007, disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234>. Acesso em: 01 dez. 2018.
SILVA, B. F. R et al. Formação profissional técnica subsequente x programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (pronatec) e o discurso das competências. Revista Extensão & Cidadania, Vitória da Conquista v. 3, n. 6 p. 31-46 jul./dez. 2015.
SILVA, Vania Fernandes e BASTOS, Fernando Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.2, p.15 188, setembro, 2012.
SILVA JÚNIOR, Geraldo Silvestre; GARIGLIO José Ângelo. Saberes da Docência de professores da educação profissional Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, out./dez., 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/04.pdf Acesso em: 25 dez. 2018.
TONET, Ivo. Educação e formação humana. 2006. Disponível em: http://www.ivotonet.xpg.com.br. Acesso em: 16 dez. 2018.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro.Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 1991.
VILAS BOAS, Maria Erinete Reis. Saberes docentes necessários na formação continuada de professores para a educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico). Manaus: IFAM, 2017.
KUENZER. Acácia Zeneida. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1995.
KUENZER, Acacia (org.). Ensino médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5ª ed. S. Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.